Governador Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira (9), em São Paulo

O governador Eduardo Leite irá se filiar ao PSD, nesta sexta-feira, em São Paulo, antes de embarcar para Nova Iorque, onde cumprirá agendas institucionais. Após o retorno de Leite da missão aos Estados Unidos em 15 de maio, será realizado ato político de filiação, no Rio Grande do Sul, com a presença de Gilberto Kassab, outras lideranças e integrantes da cúpula do PSD.

Como a coluna antecipou, na segunda-feira, Kassab reuniu Leite e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, em um jantar, que contou com as presenças de outros poucos líderes.

Nesta quinta-feira pela manhã, a presidente estadual do PSDB, Paula Mascarenhas, que é secretária extraordinária de Relações Institucionais do governo do Estado, fez uma reunião virtual com vereadores e presidentes municipais tucanos. Detalhe: dos 308 vereadores, pouco mais de 10% se fez presente.

Na véspera, o governador havia conversado, também em formato virtual, com prefeitos e vices tucanos. Os movimentos, além de claramente representarem um cumprimento de carnê, envolve a tentativa de levar com ele para o PSD um grupo considerável de lideranças tucanas.

A migração de líderes do PSDB para o PSD teria sido um dos pontos combinados nas conversas de Leite com Kassab enquanto sua filiação ainda era negociada.

Leite então disputará uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2026. Simultaneamente aos movimentos de Leite, seguem ocorrendo as articulações em torno da fusão entre o PSDB e o Podemos, que envolvem uma série de detalhes. Uma das justificativas, aliás, que passou a ser frequentemente usada por Leite, especialmente nos últimos dias, sobre a mudança de partido, é a de que o PSDB está deixando de existir.

Com informações Correio do Povo

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS