Gestor da Tecnosinos fala sobre governança e fomento à inovação em evento na Incubadora Tecnológica de Erechim

“A vinda do diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, é mais um passo importante para estruturarmos o nosso futuro Polo Tecnológico”, disse secretário, Emerson Schelski

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Incubadora Tecnológica de Erechim (ITE), realizou, no fim da tarde de ontem (1o), uma palestra com o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, sobre Governança Colaborativa. Na ocasião, ele falou sobre como estruturar um ecossistema de inovação, empreendedorismo, gerar novos negócios, riqueza, com impacto econômico e social. Estavam presentes no evento, empresários, representantes de entidades do comércio, indústria, instituições de ensino, acadêmicos e estudantes ligados a área de tecnologia e inovação.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destacou que o município está atento a esta nova realidade e as demandas do setor tecnológico, e, principalmente, a necessidade de se investir em inovação no município para estruturar novos negócios e gerar mais empregos e renda com o fomento destes segmentos. “A vinda do diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, é mais um passo importante para estruturarmos o nosso futuro Polo Tecnológico”, disse.

“Sucesso está na capacidade de governança”

O diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, falou sobre o processo de governança do Parque Tecnológico São Leopoldo, a Tecnosinos. “O sucesso do parque está na capacidade de governança estruturada na tríplice hélice, que é compartilhada entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Prefeitura de São Leopoldo, e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo (Acist-SL)”, afirma.

O gestor executivo do Tecnosinos ressalta que ao longo dos anos a troca dos indivíduos não compromete os projetos tecnológicos. “A governança dá perenidade, e a estrutura funciona independente da pessoa que esteja lá. O comprometimento é com a inovação e o desenvolvimento econômico e social, fazer bons negócios e gerar riqueza de forma distribuída”, comenta.

A Tecnosinos, disse Silvio, tem atualmente 110 empresas, 50 startups e 60 consolidadas, atua em cinco áreas, tecnologia da informação, automação e semicondutores, tecnologias para a saúde, tecnologias socioambientais, e comunicação e convergência digital.

Ele observa que cinco das 10 principais empresas contribuintes são de São Leopoldo. “O Tecnosinos gera 6 mil empregos diretos, e para cada R$ 1 público captado e investido resulta em R$ 46 de investimentos privados. O Tecnosinos se torna um braço de políticas públicas do governo para fomentar a tecnologia e a inovação”, explica.

“Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) tem mais de 110 empresas graduadas nos 21 anos de história. Possui 7 parceiros estratégicos regionais, nacionais e internacionais: SEBRAE, REGINP, ACIST, ANPROTEC, IASP, AMAZON, SENAC. Tem Banco de Mentores, criado em 2020, com 35 profissionais de mercado. Possui 36 parceiros prestadores de serviços, com valores diferenciados para as startups incubadas”, comenta Silvio.

E, acrescenta, “94% das empresas graduadas permanece no mercado após um ano de graduação, e 88% das empresas graduadas permanece no mercado após cinco anos de graduação. O número de pessoas sensibilizadas pelos programas da incubadora em 2020 entre talentos, visitas, aulas do eixo e o Prêmio Roser chegou a 2 mil pessoas. Por fim, temos 29 novos projetos para seleção no Processo de Incubação”.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS