Fraport detalha ações e Traçado segue com as obras de recuperação do aeroporto Salgado Filho

Segundo o diretor da Traçado, Everton Andretta, está sendo retirado o asfalto da pista numa profundidade de 46 cm.

Apesar dos procedimentos de embarque e desembarque de passageiros já terem sido retomados em seu terminal, o Aeroporto Salgado Filho segue fechado para pousos e decolagens a quase três meses. As aeronaves seguem operando na Base Aérea de Canoas (Baco).

O retorno das operações com as aeronaves ao aeroporto de Porto Alegre está prevista para outubro, ainda que de forma parcial. E neste contexto, a Fraport detalhou o andamento dos trabalhos através do seu gerente de planejamento, Diogenes Sartor, com um vídeo divulgado nas redes sociais pela concessionária.

A recuperação da pista de pousos e decolagens e do pátio de aeronaves comerciais foi dividida em três etapas. A primeira, de ensaios em laboratório e análises para verificar as condições da estrutura, já foi concluída e serviu de base para a afirmação do retorno em das operações em outubro.

Com a fase 2 em pleno andamento, estão sendo feitas a reabilitação do pavimento, onde foi removida a camada danificada pela enchente onde era preciso e que a nova massa asfáltica está sendo aplicada. Uma usina de asfalto foi montada pela empresa Traçado dentro do aeroporto para agilizar os trabalhos.

A limpeza das placas de concreto que existem sob o asfalto da pista também já foi concluída e, desta forma, o novo asfaltamento começa a ser aplicado em breve.

A etapa 3 das obras marca a retomada parcial dos pousos e decolagens, o que irá ocorrer com pista reduzida. Dos 3,2 mil metros da pista, somente 1.700 metros poderão ser utilizados pelas aeronaves. Mesmo com uso tamanho reduzido, a pista ainda fica maior que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e quase o mesmo tamanho da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A previsão da concessionária é que esta etapa ocorra entre outubro e dezembro, que é quando o Aeroporto Internacional Salgado Filho deverá voltar a operar de forma plena, inclusive com a retomada dos voos internacionais.

A empresa que está executando a recuperação do Aeroporto é a Traçado de Erechim. Segundo o diretor da empresa Everton Andretta, está sendo retirado o asfalto da pista numa profundidade de 46 cm.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS