Foto rara comprova que mergulhadores foram usados para construir a ponte ferroviária em Marcelino Ramos

O Portal de Marcelino encontrou esta semana publicado nas redes sociais uma foto que talvez seja uma das mais raras da época da construção da ponte ferroviária em Marcelino Ramos entre os anos de 1918 e 1920 (data não precisa).

A foto comprova que mergulhadores foram usados para construção dos pilares da ponte. Homens utilizaram uma espécie de “escafandro” que era uma roupa de mergulho impermeável, desenvolvida especialmente para permitir a realização de trabalhos no fundo da água. O termo vem do grego e representa a ideia de um homem-barco. A vestimenta é fechada hermeticamente e, geralmente, é geralmente era feita de borracha e latão — mas também havia versões mais pesadas, com couro e madeira. O ar era bombeado da superfície e chegava ao mergulhador por meio de cordão umbilical.

Na foto é possível ver nitidamente um mergulhador saindo da água, já na superfície, em cima da plataforma de madeira, sendo recebido pela equipe de apoio. As casas que aparecem na encosta são do lado de SC. Andaimes, madeira, muitos trabalhadores e nenhum maquinário pesado para erguer as pedras ou a estrutura. Um contraste do passado com o presente.

A foto foi publicada por João Luiz Holleben. O autor não consta na imagem.

Fonte: Portal de Marcelino Ramos 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS