Fórum Municipal de Educação se reúne para iniciar preparação da Conferência Municipal de Educação

Na manhã desta sexta-feira (10), a Secretaria de Educação conduziu a reunião do Fórum Municipal de Educação. O Fórum foi instituído pelo Decreto Municipal N° 4.285/2015 e tem como objetivo discutir, propor, acompanhar e avaliar as Políticas Públicas Educacionais, em nível de território, especialmente ao que está no respectivo Plano Municipal de Educação instituído pela Lei 5.883/2015 que agrega realidade educacional da Educação Pública e Privada.

O Fórum é constituído, conforme prevê a legislação, por diferentes Entidades Públicas e Privadas do município de Erechim, dentre elas Secretaria Municipal de Educação, Administração e Fazenda, Conselho Municipal de Educação, 15º Coordenadoria Regional de Educação, Câmara de Vereadores, Movimentos e Pastorais Sociais, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho FUNDEB, Sindicato dos Municipários de Erechim, Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINPRO), CPERS – Sindicato 15º Núcleo, Gestores das Escolas Públicas Municipais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Gestores das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental, de Ensino Médio, Escolas de Educação Infantil Privadas, Ensino Superior – UERGS, UFFS, URI, Educação à Distância, IFRS e Técnico, Conselho Tutelar, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Conselhos Escolares Estaduais, Escolas de Educação Básica Privadas, Conselho Municipal da Cultura e Sistemas S – SENAC, SESI, SENAI, SESC.

A reunião teve como foco principal a organização inicial dos trabalhos para a preparação da III Conferência Municipal de Educação que acontecerá em outubro deste ano, com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A Conferência é a etapa municipal em preparação para a IV CONAE – Conferência Nacional de Educação que acontecerá em novembro de 2022.

“O FME possibilita que diferentes Entidades discutam a Educação como um todo no território de Erechim, seja ela Pública ou Privada. As reuniões do FME são importantes porque proporcionam o debate e a análise do cenário educacional”, pontua a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

Na próxima quinta-feira (16), o FME se reúne mais uma vez para organizar o Regimento Interno e as Comissões que coordenarão a Conferência Municipal. O texto de referência sobre o tema será disponibilizado para todas as Entidades e Escolas, com o objetivo que todos possas fazer sua contribuição.

Por Assessoria de Comunicação 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS