Fortalecendo Raízes – Etnia Italiana

É a partir do êxodo das colônias velhas, na serra gaúcha (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Guaporé, entre outros), que Erechim acolhe os primeiros Italianos de sua história. A partir da implantação da Comissão de Terras e a consolidação da ferrovia é que a presença italiana se intensifica em Erechim e todo o Alto Uruguai.

Trazendo na bagagem a vontade e a esperança de uma vida nova, além de uma cultura riquíssima em música, dança e religiosidade. Vieram com os imigrantes italianos também, os primeiros ramos de videira e o conhecimento do cultivo dos parreirais e a produção do vinho.

Aqui encontraram uma vasta área a ser desmatada e transformada em um lugar apropriado para construir suas famílias e cultivar suas tradições. Com um clima semelhante ao de sua terra natal, bem como o relevo, Erechim oferecia aos italianos um solo fértil e liberdade para trabalhar.

Com seus pratos típicos, suas casas rústicas, de tábuas feitas com serrote, força de vontade, trabalho e foco no desenvolvimento de sua “nova terra”, foi necessário também adaptar-se ao convívio com os negros e índios que aqui já viviam, além dos demais imigrantes de vários outros países.

As fortes ligações com a cultura do país de origem, a religiosidade e o costume do convívio social, traz a necessidade de espaços específicos para estas finalidades. Neste sentido, em 1915 foi fundada a primeira instituição genuinamente italiana, a Sociedade Italiana de Mútuo Socorro 20 de Setembro. Utilizada inicialmente para melhor recepcionar novos imigrantes co-irmãos e posteriormente apenas como um clube recreativo. Com o Estado Novo, Getúlio Vargas emite o decreto abolindo nomes estrangeiros de instituições, principalmente alemães e italianos, a sociedade passou então a se chamar Clube Esportivo e Recreativo Atlântico.

Pouco tempo depois, surge também uma das primeiras cooperativas de Erechim. Os produtores rurais produziam vinho em suas cantinas para consumo familiar. Com o aumento da produção, o excedente passou a ser exportada pela ferrovia e através das cooperativas. A cooperativa Viti-vinicola Boavistense foi fundada em 09 de setembro de 1932 contando com aproximadamente cinquenta associados produtores de vinho.

O crescimento da colônia Italiana em Erechim prosseguiu ao longo do tempo, sendo ela a que mais se faz presente desde a nossa emancipação. Hoje, buscando perpetuar a cultura e as tradições, estão muitos agricultores com seus parreirais e cantinas, buscando com muita determinação, manter acesa a chama e o cultivo da uva, da Festa di Bacco e demais tradições.

Também representam a cultura Italiana atualmente em Erechim, as seguintes instituições: FAINORS – Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul, Sociedade Ítalo-Brasileira Avanti e Grupo Gillé

Fotos: Arquivo Histórico Municipal.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS