Fortalecendo Raízes – Etnia Israelita

As perseguições e massacres sofridas pelo povo judeu, que os fazia viver exilados em diversos países da Europa, em uma verdadeira miséria, foi evidenciada pelo Barão Maurice de Hirisch, que durante um de seus trabalhos na Turquia, iniciou um levantamento da comunidade judaica em naquele continente.

Foi então que com o auxílio de outras pessoas com bastante dinheiro e um sentimento de grande solidariedade, formaram uma associação chamada ICA, ou JCA – Jewish Colonization Association. A ICA era uma instituição filantrópica e tinha o objetivo de ajudar judeus em situações de risco, vulnerabilidade ou perseguidos, a emigrar e se estabelecer em outros países, onde pudessem ter uma vida mais digna, além de cultuar sua fé e suas tradições.

Foi através da ICA que muitos judeus chegaram na América, primeiramente na Argentina e posteriormente em países, como Brasil, Canadá, Estados Unidos e México. Eles saíram de aldeias da Polônia, Hungria, Rússia, Lituânia, Turquia e também de alguns países da Ásia,

Na Colônia de Erechim, a ICA comprou para o seu povo, mais de 93 mil hectares de terra, onde hoje situa-se o município de Quatro Irmãos. Um fator determinante para este evento acontecer, foi ter um ramal da ferrovia que saía de Erebango até as terras adquiridas, facilitando o transporte e a comunicação dos imigrantes.

Foi em 1911 que os pioneiros chegaram à terra prometida. Vieram cerca de onze ou doze homens, apenas para conhecer e buscar uma rápida adaptação. Suas famílias chegaram aqui somente em 1913. Em 1914 a Comissão de Terras registra a chegada de mais judeus. Estes dispersaram-se aos poucos com medo da revolução em 1923. Maiores contingentes desembarcaram em Quatro Irmãos em 1926 e também em 1927.

Os judeus tinham uma boa convivência com os nativos e com os demais imigrantes de outras etnias, também foram se organizando ao longo do tempo em vilas e logo o perfil deste povo foi se alterando, o ramo agrícola foi perdendo espaço para o comércio, matadouro, entre outros.

Sem deixar a religiosidade, logo constroem a primeira sinagoga, além de escola e hospital, até que em 1934, é criada a Sociedade Cultural e Beneficente Israelita de Erechim.

Aos seus descendentes, os imigrantes deixaram o legado de luta, sacrifício, fé e que é extremamente necessário estudar, pois quando eles eram expulsos do local onde viviam, a única coisa que ninguém conseguia subtrair deste povo, era o conhecimento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS