Formação continuada qualifica professores de Gaurama

Programa implantado em 2017 tem apresentado grandes avanços no sistema educacional do município

Além das formações tradicionais com oficinas, palestras, simpósios e grandes eventos educacionais, a Secretaria de Educação de Gaurama oferece aos professores da rede municipal de ensino a formação continuada em serviço.

“É no ambiente escolar que a gente vivencia todas as demandas que a função exige, então, nós desafiamos os nossos professores a participarem dessa atividade de formação ode a pauta se refere aos desafios do dia-a-dia. Trazendo essas experiências e textos que possam embasar as discussões, notamos uma qualificação ainda maior dos nossos profissionais, gerando um maior engajamento entre todos os envolvidos no processo educacional de Gaurama”, explica  a secretária de Educação, Eliseth Pasquali Rosset.

Essa proposta de formação, iniciou em 2017 e é aplicada até hoje. Neste ano, especificamente, o estudo está voltado para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção de um currículo referência para o município. “Firmamos uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde os professores estão empenhados nas análises de tudo o que propões a BNCC e como adequar as instruções à realidade do município”, diz Eliseth.

Os encontros são realizados aos sábados e estão trazendo resultados muito significativos. “Está nas mãos dos professores a resolução de muitos dos problemas que acontecem no interior das escolas. Eles precisam ser proativos, assertivos e estarem engajados na linha de atuação da formação curricular. Nossos esforços enquanto Governo Municipal, são para que os nossos estudantes sejam sujeitos de transformação social”, esclarece a secretária de Educação.

Na visão do prefeito Leandro Márcio Puton e do vice-prefeito Elias Seibt, é através de uma educação inclusiva, respeitando a cultura de cada aluno que a sociedade gauramense irá avançar ainda mais na qualidade de vida. “A escola é uma ferramenta que possibilita a integração. É através dela que oferecemos as ferramentas necessárias para o entendimento de uma sociedade mais justa e igualitária. As possibilidades de formação são oferecidos a todos e é nessa visão que nossos profissionais estão engajados”,  afirma o prefeito Leandro.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS