Floriano Peixoto e região ampliam a capacidade de armazenagem de grãos

A atividade de Secagem e Armazenagem de Grãos na propriedade, em Floriano Peixoto, foi retomada em 2012 através de um investimento da família Rigo, na localidade Linha Vanini. A propriedade reúne as famílias do pai, Celso Rigo, e mais três filhos, Jusemir, Neocir e André.

Com dúvidas sobre a eficiência e viabilidade da atividade a família visitou outras propriedades em que a atividade já havia sido implantada. Uma delas no município de Charrua, de propriedade do primo, Renécio Montagner, que já armazenava grãos há alguns anos, visando garantir a produção de suínos e agregar valor na comercialização da produção.

Vencidas as dúvidas iniciais, no ano de 2012, com a assessoria técnica do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Floriano Peixoto, a família iniciou a construção de uma Unidade de Secagem e Armazenagem, com capacidade para cinco mil sacas, composta de duas células – tipo silo secador, sistema de pré-limpeza, moega, elevador e roscas necessárias à automatização do transporte de grãos na unidade.

Com o passar dos anos, avaliando os resultados obtidos e a viabilidade técnica e econômica da atividade a família decidiu ampliar a unidade, a partir da implantação de mais três células, todas do tipo silo secador. O que elevou a capacidade armazenada em mais oito mil sacas, totalizando uma capacidade estática total de 13 mil sacas de grãos.

Para o produtor André Rigo, “o grão que está na nossa mão é mais seguro e tem rendido alguns reais a mais por saca comercializada. Alguns compradores depositam o valor com antecedência na aquisição do grão”.

Para o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Floriano Peixoto, Osmar Vitali, o interesse por projetos de armazenagem é crescente no município, e esta é a quinta unidade armazenadora na propriedade instalada com assessoria da Emater/RS-Ascar, totalizando 20.500 sacas de capacidade armazenadora.

O assistente técnico regional em Organização Econômica da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese, salienta que em 2017, na região Norte do Estado, foram encaminhados aos bancos para financiamento 121 projetos de armazenagem de grãos na propriedade. Estima ainda que ao redor de mais 30 projetos foram construídos com recursos próprios. “Estes projetos de 2017, deverão ampliar a capacidade de armazenagem na propriedade em 200 mil sacas. Se considerarmos um acréscimo médio de R$ 5,00/sc na comercialização ou na agregação de valor quando da transformação, a região terá ao redor de 1 milhão de reais a mais na economia a cada ano, ou seja, estamos ampliando o tamanho da economia regional, sem gastar em sementes, fertilizantes, agrotóxicos e principalmente, sem ampliar área de plantio. Além disso, reduzimos o uso das estradas no período de colheita, reduzimos os fretes e o consumo de combustíveis, quando o grão é utilizado na propriedade”.

Na atividade, a Emater/RS-Ascar leva aos produtores a motivação para os investimentos através de visitas, reuniões e dias de campo, elabora o projeto de credito e o projeto de construção da unidade armazenadora e ainda acompanha o processo de armazenagem ao longo do tempo.

Nesta área, também disponibiliza aos agricultores um curso de formação voltado à atividade de secagem e armazenagem de grãos na propriedade, junto ao Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim.  O curso funciona desde 2004, com 61 edições realizadas nas quais já foram capacitados mais de 1100 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes. Cerca de 80 % dos participantes são da região do Alto Uruguai, observa Angonese.  Segundo ele, na região existem 550 unidades armazenadoras com adoção da alta tecnologia.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS