Flavinho Barcellos sugere projeto que isente de IPTU aposentados que pagam aluguel

Com a finalidade de ajudar uma parcela significativa da população, o vereador Flavinho Barcellos (Progressistas) encaminhou ao Poder Executivo, durante a sessão ordinária de segunda-feira (1), a sugestão de um projeto de lei que visa à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para aposentados que pagam aluguel. Segundo o parlamentar, esta classe de cidadãos enfrenta uma série de dificuldades mesmo após uma vida dedicada ao trabalho.

“A aposentadoria nem sempre significa a sonhada tranquilidade após a vida profissional. É sabido que o aposentado muitas vezes continua a trabalhar, contudo, não consegue aumentar sua renda, tendo que continuar no mercado”, avalia Barcellos, enfatizando que, devido ao difícil momento econômico enfrentado em razão da pandemia do novo coronavírus, os empecilhos para aposentados que desejam voltar à ativa são maiores. “O aposentado está cada vez mais relegado à sua renda do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]”.

Como muitos aposentados sustentam famílias – mesmo com o dinheiro curto –, o ideal seria reduzir as despesas destes profissionais. “Muitas vezes o benefício mensal não dá para pagar aluguel e IPTU juntos, responsabilidade que o locatário repassa ao inquilino. Propomos que, na Lei já existente, seja agregada uma cláusula de isenção deste imposto para imóveis alugados por aposentados ou pensionistas em Erechim, permitindo que vivam com mais dignidade com o que recebem de aposentadoria”, explica.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS