Fisioterapia da URI promove Feira da Saúde pelo Dia Mundial do Coração

Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da URI (turma 2021) realizaram uma Feira de Saúde alusiva ao Dia Mundial do Coração, no dia 28 de setembro. A iniciativa fez parte da disciplina de Fisioterapia Cardiorrespiratória II.

Setembro Vermelho foi escolhido como o Mês do Coração com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde desse órgão. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e 50% dos brasileiros possuem algum fator de risco cardiovascular.

A ação foi realizada no Master Sonda Shopping, quando foram oferecidos serviços de verificação da pressão arterial, medição da circunferência abdominal, mensuração do peso e altura, verificação da frequência cardíaca e cálculo do risco cardiovascular. Ao final, os números foram avaliados, repassadas informações referentes à saúde cardiovascular e realizados encaminhamentos, quando necessário.

Mais de 120 pessoas participaram dessa ação que visou principalmente incluir indivíduos que não mensuram seus sinais vitais com frequência, nunca mediram ou não tinham conhecimento sobre os fatores de risco.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que escolheu como tema da campanha de 2023 “Use o coração, conheça o coração”, é lembrar de que só se pode amar e proteger aquilo de que se tem consciência. Conhecer seus números (pressão arterial, glicose, colesterol, circunferência abdominal, peso e altura) gera conhecimento sobre a sua saúde. Desta forma, pode-se adotar medidas preventivas, principalmente frente a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos e procurar um médico cardiologista, que são as melhores maneiras de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS