FIERGS diz que aumento da Selic penaliza setor produtivo

Presidente Claudio Bier comenta sobre a elevação de 0,50 ponto nos juros.

A elevação da taxa Selic reforça uma trajetória preocupante para a indústria brasileira, que já enfrenta custos elevados, margens comprimidas e crescentes dificuldades de acesso ao crédito”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier. Ao comentar sobre o aumento de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, para 14,75% ao ano, divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nesta quarta-feira (7), Bier reconhece que há fatores externos que interferem no ambiente econômico. Mas alerta para a necessidade de o governo fazer a sua parte em relação ao controle de gastos e ao necessário ajuste fiscal.
Para o presidente da FIERGS, o combate à inflação exige, prioritariamente, responsabilidade com as contas públicas e medidas efetivas de gestão que restabeleçam a confiança. “Manter uma política de juros elevados como resposta única ao descontrole fiscal significa penalizar o setor produtivo. É preciso atacar as causas estruturais, não seguir tratando os sintomas”, afirma.
Segundo demonstrado pela Unidade de Estudos Econômicos (UEE) da FIERGS em levantamentos realizados na Sondagem Industrial e na Pesquisa de Investimento, as condições de crédito para as empresas pioraram nos últimos meses, trazendo impactos negativos para a indústria, agravados com o aumento na taxa de juros.
Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS