Famurs acompanha de perto o projeto de asfaltamento da Transbrasiliana entre Passo Fundo e Erechim
Na tarde desta terça-feira (25/02), o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou de reunião sobre andamento do projeto de asfaltamento da BR-153, no trecho entre Passo Fundo e Erechim, no Dnit. A obra, que visa pavimentar os 60 quilômetros que conectam as duas cidades, é aguardada há mais de 50 anos e é essencial para o desenvolvimento regional.
Com o objetivo de acelerar o processo, a Famurs tem promovido desde o ano passado uma série de reuniões entre os órgãos responsáveis, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para garantir que as etapas do projeto, incluindo o licenciamento ambiental, sejam concluídas dentro dos prazos estipulados. O presidente Marcelo Arruda destacou que a Famurs está mobilizando as lideranças locais para garantir que a licitação da obra seja realizada no primeiro trimestre de 2026, com o apoio das entidades de Passo Fundo e Erechim.
Além disso, a Famurs vai iniciar um movimento junto à Casa Civil, o ministro Rui Costa, para viabilizar a transição do projeto da fase PAC Projetos para PAC Obras. Essa iniciativa visa garantir que a obra esteja prevista no orçamento de 2026. Esse movimento é fundamental para que a obra avance sem novos atrasos e se concretize dentro do prazo esperado.
A pavimentação desse trecho, além de facilitar o escoamento da produção agrícola da região, reduzirá em 13 quilômetros a distância entre os dois municípios e aliviará o tráfego intenso na RS-135. Vale ressaltar que a mobilização por essa obra vem desde 2018, quando os Coredes, universidades, associações de municípios, associações comerciais e a bancada gaúcha se uniram em apoio à iniciativa. Com essas forças unidas, o projeto agora está prestes a se tornar uma realidade para a região norte do Rio Grande do Sul. A Famurs reforça seu compromisso com o desenvolvimento e continuará a lutar pela conclusão dessa importante obra de infraestrutura.
Por: Camila Batista Ascom Famurs