Famílias participam de ação do Maio Amarelo na Praça Jayme Lago
A tarde deste domingo foi marcada por conscientização no trânsito, lazer e aprendizado para crianças e adultos
A Praça Jayme Lago recebeu famílias de Erechim e região em uma tarde repleta de atividades educativas e interativas neste domingo (18). A programação contou com Escolinha de Trânsito, onde as crianças aprenderam de forma lúdica sobre segurança viária, pintura de rosto com temas relacionados ao trânsito, distribuição de balões, lembranças com a frase “Eu participei do Maio Amarelo 2025”, além de uma acolhedora mateada e um gazebo com dados e informações educativas sobre prevenção de acidentes.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública e da Diretoria de Trânsito, em parceria com o CFC JAT. Teve ainda o apoio de importantes parceiros locais como a Ervateira Cristalina, GL Fibra, Força Voluntária do Alto Uruguai, Pé no Pedal e Rally Bike.
Com o tema “Mobilidade humana, responsabilidade humana”, o evento reforçou a importância de formar uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito. A participação das famílias reforçou a necessidade da educação no trânsito desde cedo.
O morador de Erechim, Diego Stubinski, trouxe a filha Bárbara, de 7 anos. “Acho um incentivo muito legal, principalmente relacionado à conscientização nas crianças. Penso que deveria ter mais vezes para educar a população quanto aos riscos do trânsito”, disse.
Já Juliana da Silva Moreira, natural do Rio de Janeiro e residente em Erechim há 32 anos, levou as filhas Ágatha e Safyra. “É importante que eles aprendam os sinais, os perigos e que sejam condutores mais responsáveis no futuro”, ressalta.

De acordo com secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Jackson Arpini, o objetivo do Maio Amarelo é promover um trânsito mais seguro e humano, valorizando a vida e o papel de cada cidadão na construção de uma convivência mais consciente. “Nossos órgãos de segurança, parceiros e agentes estão fazendo a diferença em Erechim, com um trabalho sério, comprometido e voltado à proteção da vida. A campanha reforça a importância de cada cidadão contribuir para um trânsito mais seguro e consciente, de cuidado com o próximo e com a nossa própria vida”, destacou.
Para a diretora-geral do CFC JAT, Suelen Flores, eventos como esse contribuem diretamente para a formação de uma cultura de responsabilidade. “Semeamos hoje o cuidado que queremos ver no trânsito do amanhã. É assim que construímos, juntos, um trânsito mais humano e seguro”, reforça.
A ação integra a campanha nacional do Maio Amarelo, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de um comportamento mais seguro e responsável no trânsito,
valorizando a vida em todas as suas formas de mobilidade. Também fez parte das atividades uma pedalada nas ruas centrais de Erechim.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação