Extensionitas e produtores da região de Erechim participam de capacitação sobre energia solar fotovoltaica

As vantagens econômicas do sistema de energia solar fotovoltaica, sua eficiência, legislação, a situação no Brasil e no mundo, as diversas etapas para um bom dimensionamento dos sistemas isolados (Off-Grid) e conectado à rede (Grid-Tie), pautaram a capacitação sobre geração de energia a partir da radiação solar para técnicos e produtores da região administrativa do Escritório Regional de Erechim da Emater/RS-Ascar, realizada em Paulo Bento, nesta terça-feira (07/12), na Câmara de Vereadores e com visita técnica à uma propriedade.  As orientações foram repassadas pelo engenheiro agrônomo e assessor da Diretoria Técnica da Instituição, Alex da Silva.

Quanto à legislação, Alex focou na Normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que regra o sistema de compensação, dentre elas a que normatiza a energia excedente podendo ser utilizada em até 60 meses, e pagando somente a energia utilizada além da produzida e o custo de disponibilidade de rede, que está em vigor em todo o Brasil com regras lançadas por cada distribuidora. Também orientou sobre temas como produção e consumo de energia, projeção de suprimento de energia global do sistema, elaboração de projetos, políticas públicas, posição solar das placas, dentre outros assuntos. Na capacitação, também foi realizada simulação com cálculos de dimensionamento dos sistemas, usando como exemplo contas de luz levadas por dois produtores através da análise financeira, demonstrando para os produtores rurais as reduções de custos desta tecnologia.

Em suas considerações, Alex observou que há um amplo campo de aplicação prática, formação de dados locais, necessidade de difusão sobre a tecnologia, além de grande potencial de autonomia e redução de custos para a atividade agrícola ou industrial.

A capacitação contou com relato de experiência dos produtores Abrelino Calgarotto e Josemar Testolin, ambos de Paulo Bento, que têm sistemas de energia solar fotovoltaica instalados em suas propriedades. Tanto Calgarotto como Testolin garantiram que obtiveram reduções significativas em suas contas de luz após a instalação do sistema. As duas famílias estão entre as primeiras no município a adotar a tecnologia. Calgarotto contou que investiu R$ 111 mil, com financiamento pelo Pronaf. “O sistema se paga em menos de cinco anos, o negócio é super vantajoso”, avaliou. Para melhor aproveitamento do sistema, o produtor aconselhou a manutenção das placas.

Na parte da tarde o grupo visitou a propriedade de Testolin, onde foram reforçadas as orientações técnicas. A propriedade tem 25 hectares, sendo 12 com lavouras irrigadas e dois destinados a pastagens, além de unidades armazenadoras de grãos e açudes para criação de peixes. “Instalamos o sistema em 2017 e começou a funcionar em 2018”, lembra.  Ele exemplificou que a conta de energia chegou a R$ 1.700,00, já que usava energia para atividade de irrigação, e hoje está pagando basicamente a taxa mínima.

A capacitação foi acompanhada pelo extensionista rural Cezar da Rosa, que é o responsável na região por esta área, e pela extensionista Fernanda Tacca Angonese. Nesta etapa foram capacitados parte do grupo de extensionistas dos 32 municípios que integram a região de Erechim. A outra parte será capacitada no próximo ano.

Abertura

A capacitação contou a presença do vice-prefeito, Vandeir kalinovski, do presidente da Câmara de Vereadores, José Piovesan, e do engenheiro agrônomo Cezar da Rosa. Kalinovski deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da capacitação em proporcionar conhecimento para os produtores. Além da parte econômica do sistema, ressaltou a importância social e ambiental.

A capacitação faz parte de um conjunto de ações executadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS