Expositores e público aprovam Feira de Artesanato e de Artes de Erechim – Edição Páscoa
Centenas de pessoas participaram da programação que contou com 63 artesãs e artesãos do município de Erechim
A Feira de Artesanato e de Artes de Erechim – Edição Páscoa 2024 agradou expositores e o público que passou no ginásio da Escola Estadual Haidée Tedesco Reali, neste último fim de semana. A programação voltada para a família visa divulgar e comercializar a produção artesanal e, também, ser um incentivo à economia criativa. O evento foi promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.
Expositores
“A feira está sendo maravilhosa, preparamos vários produtos diferenciados, como toalhas bordadas, algumas velas aromatizadas, para montar kits com valores agregados. Aqui se cria uma rede de contatos muito boa, e se não vende agora vende depois, então, sempre é válida”, afirma o artesão, Leonardo Rucyski.
A artesã, Margarete Fátima da Silva, que trabalha há quatro anos com artesanato, expôs bolsas de crochê, chinelos decorados, e gostou muito da feira. “Achei maravilhosa, uma oportunidade ímpar para os artesãos de Erechim de mostrar nosso trabalho. Importante ter um espaço como este, que deveria ser permanente, para as pessoas se acostumarem com a feira”, disse Margarete.
“Eu expus caixas de MDF decoradas, trabalho há mais de 10 anos com isso, gostei muito da feira, é muito importante, é a primeira vez que participo, e que venham mais como esta, porque foi bem legal”, afirma a artesã, Simone Sanches .
A artesã, Renata Lindemann, apresentou o seu trabalho com galhos, macramê, peças de corda de sisal, para decoração de casas. “É a primeira vez que estou expondo numa feira e a experiência foi incrível, principalmente, para fazer conexões, estar aqui é importantíssimo, fazer contato com o cliente, mostrar o produto é o principal foco. Importante manter o ciclo das feiras para os microempreendedores. Estou superfeliz”, afirma artesã, Renata.
Para o artesão, Giovanni Ambrózio Licodiedoff, que trabalha com artesanato há quatro anos, madeiras brutas, gamelas, objetos de decoração, vasos, tábuas de carne, frios, e já participou de duas feiras promovidas pela prefeitura, achou a edição de Páscoa muito boa. “Ontem o movimento foi bom e hoje está excelente, bastante contatos e divulgação. A feira divulga muito nosso trabalho, só tenho a agradecer”, ressalta Giovanni.
Público
“A feira foi ótima, momento para que os artesãos mostrem os seus produtos. Fiquei encantada com os trabalhos. O município está de parabéns em dar esta oportunidade pra cada uma destas pessoas que estão aqui e pelo reconhecimento deste trabalho. E, principalmente, para as pessoas saberem que tem algo bonito e daqui”, afirma Manuela Conceição.
A visitante, Scheila Capeletti, disse que adorou a feira. “Procuro sempre prestigiar os nossos artesãos, e é tão importante esta união e diversidade, tem muitas coisas lindas aqui, presentes pros amigos, família, Páscoa, tudo muito maravilhoso, estão de parabéns. Cada vez mais é importante apoiar as artesãs e artesãos, porque temos trabalhos fantásticos,
Feira
A edição teve 63 expositores de produtos como crochê, macramê, cestas de Páscoa, patchwork, velas aromáticas, papelaria artesanal, esculturas em gesso, artes em corte a laser, pinturas artísticas, quadros, mandalas, vasos, arranjos artificiais, arte em madeira, panos bordados, tapetes, entre outros. Contou, também, com oficina de artesanato infantil, música ao vivo, cervejaria artesanal e água quente e erva-mate Cristalina.
Qualidade
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Scheslki, a feira conseguiu atingir os objetivos propostos. “Mostramos a diversidade, qualidade, produção e a beleza do artesanato erechinense. Todos estão de parabéns”, afirma o secretário Schelski.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que a feira é um evento em que há, ao mesmo tempo, divulgação e geração de renda aos expositores com diversão. “A prefeitura vem incentivando as diferentes formas de artesanato de nossas artesãs e artesãos, promovendo feiras, cursos teóricos e práticos, com o objetivo de fortalecer, estruturar e consolidar a economia criativa no município. Mais uma edição em que se proporcionou cultura às famílias, programação voltada ao bem-estar das pessoas”, disse o prefeito Polis.
Por Assessoria de Comunicação