Exposição marca homenagem ao Modernismo no Belas Artes

Na tarde desta segunda-feira (15), aconteceu a abertura de uma exposição em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna e ao Modernismo no Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – cultural, técnico e profissional. A abertura da exposição contou com apresentações de música, dança, teatro e um desfile de artes visuais.

Até o dia 31 de agosto xx trabalhos de professores e estudantes ficarão em exposição no hall de entrada e corredores do Centro de Belas Artes. A visitação pode ser feita das 8h às 11h e das 13h30 às 20h.

Conceito da exposição

A Semana de Arte Moderna aconteceu de 13 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e teve o envolvimento de artistas e intelectuais, tornando-se um marco da cena cultural brasileira. A semana não foi um grande sucesso na época, mas o modo como foi retratada posteriormente garantiu o seu lugar dentro da história do Brasil.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Juntos eles buscam uma renovação social e artística no país, evidenciada na “Semana de 22”.

O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”. Houve um rompimento com arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.

O diretor do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, Juliano dos Santos, comentou que além de celebrar, é importante entender o movimento que foi a Semana de 22. “Muitas coisas se aproximam do que estamos produzindo hoje, nas diversas artes, não só visuais, mas também na dança, música e teatro. Nossos estudantes foram incentivados a estudar esse movimento e nos brindam com uma belíssima exposição”, explica o diretor.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS