Na terça-feira, 4 de fevereiro, a exposição “Gigantes da Cultura Tcheca” foi o tema central de dois importantes encontros em Praga, capital da Tchéquia.
Salus Loch, curador da mostra e responsável pela coordenação da Casa da Memória Unimed Federação/RS, reuniu-se primeiro com Sônia Regina Guimarães Gomes, embaixadora do Brasil na República Tcheca. A conversa não apenas apresentou a exposição, mas também discutiu como a cultura pode colaborar para o fortalecimento da imagem do Brasil no país da Europa Central, explorando alternativas de parcerias culturais entre as duas nações.
![](https://jornalboavista.com.br/site/wp-content/uploads/2025/02/embaixadatcheca_1738713296107.jpeg)
Em um segundo momento, Loch manteve agenda com Eliška Vondráková, diretora do Museu de Kafka, em Praga. As discussões se concentraram no legado do escritor, a fim de realçar a significância de Kafka no cenário cultural local e mundial.
Os encontros ressaltam o compromisso da Casa da Memória Unimed Federação/RS com as trocas culturais, estreitando relações com diferentes atores do cenário internacional, além de fortalecer os laços entre o Brasil e a República Tcheca. Com entrada gratuita, a exposição Gigantes da Cultura Tcheca fica em cartaz na Biblioteca Pública do Estado até o dia 28 de fevereiro de 2025, sendo que a Casa da Memória e o Instituto Unimed/RS estão entre os realizadores, numa ação integrada com a Embaixada da República Tcheca em Brasília, o Consulado Geral de São Paulo, Consulado Honorífico de Porto Alegre, secretário de Estado da Cultura, Biblioteca Pública Estadual e Associações Tchecas do RS.
Por: Salus Loch Jornalista