Exportações gaúchas crescem 2,3$ e somam R$ 9,3 bi no primeiro semestre

O valor exportado no acumulado do semestre é o quarto maior da série histórica para primeiros semestres desde 1997.

Apesar de um final de semestre um pouco tumultuado, já com indícios de possível tarifaço dos Estados Unidos, as exportações do Rio Grande do Sul totalizaram US$ 9,3 bilhões no primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi impulsionado principalmente pelos embarques de carne suína, cereais e máquinas de energia elétrica. Já o cenário brasileiro registrou uma queda de 2,5% registrada nas vendas externas neste mesmo intervalo.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo DEE/SPGG (Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão). O estudo, realizado pelos pesquisadores Ricardo Leães e Flávia Barbosa, mostra ainda que o Rio Grande do Sul ampliou sua participação relativa nas exportações nacionais – passando de 5,6% para 5,8%, na comparação com 2024.

O crescimento semestral foi impulsionado pelo desempenho do primeiro trimestre de 2025, que registrou alta de 12% na comparação com o mesmo período de 2024, compensando a queda de 6,2% no segundo trimestre. Já o valor exportado no acumulado do semestre é o quarto maior da série histórica para primeiros semestres desde 1997.

 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS