“Eu já vi deputados dizendo que trouxeram o Presídio, o Natal e a Transamazônica”, diz Paulo Polis

Por falar em presídio, o edital será lançado no mês de julho

Às sextas-feiras são marcadas pelo “Café com o prefeito, Paulo Polis”, na Rádio Cultura. Dentre os temas da manhã, o Presídio Estadual de Erechim e um desabafo por parte do prefeito: “Eu já vi deputados dizendo que trouxeram o Presídio, o Natal e a Transamazônica. Vocês me conhecem, eu não dou crédito para quem não merece, o tema do presídio é muito complexo. Para temas complexos, não tem solução simples”.

Polis também relembrou toda a trajetória já percorrida em busca de um novo espaço prisional. “Eu lembro que a governadora Yeda Crusius esteve na cidade e nós compramos uma área no valor de R$ 500 mil, realizamos a perfuração e demais encaminhamentos. Yeda perdeu a eleição, entrou o Tarso e tivemos que devolver a área, nada avançou e o governador dizia que iria investir em Porto Alegre. Já o Sartori disse que tínhamos que terminar e com o Eduardo Leite, foi dito que teríamos que mudar a modelagem”, contou.

Há tempo, no Palácio Piratini, o prefeito conversou em particular com o então governador Eduardo Leite, que confirmou que Erechim terá o primeiro presídio com um novo formato. “Um presídio no modelo de Minas Gerais, modelagem do BNDES, através de PPP, onde o Estado cuida dos apenados, segurança e a hotelaria, alimentação e vídeomonitoramento por conta da iniciativa privada”, relatou.

Há um ano a municipalidade enviou toda a documentação necessária para a construção do novo espaço e até, encontrou uma área próximo ao horto florestal. “O local foi perfurado, realizado o georreferenciamento, tudo certo. Realizamos audiência pública, mas um deputado encheu um ônibus de gente e levou para Porto Alegre para fazer barulho. Ok, mas é preciso toda a parte técnica”, afirmou.

Faz uns 15 dias que o projeto voltou a ter andamento e conforme o governador Ranolfo Vieira Júnior, o edital “será encaminhado ainda no mês de julho, um investimento acima de R$ 200 milhões.  Nossa área técnica ficou mais de 90 dias trabalhando em cima disso”, finalizou.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS