Eu e minha cooperativa: reunião virtual de médicos cooperados

Na noite de terça-feira, 08, a Unimed Erechim realizou encontro virtual com seus médicos cooperados. A reunião foi coordenada pelo presidente Dr. Luiz Felipe Leães e o Diretor de Educação, Dr. Cezar Detoni.

A palestra com o tema “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital na Saúde”, foi proferida pelo médico Salvador Gullo Neto, diretamente de San Diego na California, Estados Unidos.

Salvador Gullo Neto é Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo, Mestre e Doutor em Ciência da Saúde, possui MBA em Gestão de Serviços de Saúde, Pós-Doutorado em Segurança do Paciente (SDSU), professor assistente da escola de medicina da PUCRS e fundador e CEO da Safety4me.

Entre os tópicos abordados destacam-se: a) digitalização das atividades da cooperativa; b) melhoras potencializadas ante as  dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19; c) mudanças de Necessidades Básicas Humanas na escala de Maslow, colocando o acesso à internet como uma nova necessidade; d) mudanças  comportamentais geradas pelo isolamento social e uso das mídias digitais: “Trazem pra perto quem tá longe, e leva pra longe quem tá perto”.

Salvador ainda abordou a nova realidade, com ênfase no isolamento, na virtualização, nos novos hábitos e vícios, que acabaram por produzir importantes alterações na saúde, tais como: aumento de mortes por doenças cardíacas, câncer, ansiedade, estresse e depressão infantil, além de mudança de etiqueta social e hábitos de vida (uso de equipamentos de proteção e prevenção). Falou ainda sobre a intensificação do uso da tecnologia digital, especificamente para identificar e redesenhar o modelo assistencial, além da consolidação do Gerenciamento de Pacientes Crônicos e da Plataforma de Bem-Estar, já em uso na Unimed Erechim, favorecendo a interação entre médicos e pacientes.

Na ocasião a gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação, Alessandra Sonda, enfatizou as mudanças globais citadas pelo Dr. Salvador, em conformidade com as ações que a Operadora vem desenvolvendo dentro do processo Transformação Digital (novo mindset, mudança de comportamento e atitude) que visam a sustentabilidade do negócio.

Alessandra aproveitou o momento para expor os Projetos em andamento, os quais chama de Horizontes: Horizonte 1: Eficiência Operacional; Horizonte 2: Incorporação de Novas Tecnologias; e Horizonte 3: Inovação Disruptiva.

O conjunto de iniciativas possibilita a gestão por análise de dados e a tomada de decisão e ideias de negócios em tempo real. Exemplificou que o data drive business, possibilita estruturar a coleta, valorizar os dados e criar sistemas com análises rápidas, assertivas e preditivas.

A gerente também apresentou o novo aplicativo Unimed Clientes, desenvolvido pela Estação Inova Portal, com mais de 40 serviços, reunindo as soluções mais solicitadas pelos beneficiários.

Ao final o Dr. Salvador, com mediação do presidente Leães, abordou as novas possibilidades da telemedicina, inclusive falou sobre o Robô de Telepresença, em funcionamento no Hospital Unimed, que permite a visita médica virtual, bem como orientações à familiares e equipe de enfermagem.

Segundo Dr. Rubens Munaretto, Assessor de Governança Corporativa, a reunião que faz parte do programa “Eu e minha cooperativa” foi um alerta para os cooperados (Ente econômico/empresarial + Ente social), principalmente os da geração Y e Z (de uso e não de propriedade), a fim de preservar e ampliar o patrimônio da cooperativa (econômico + social). Esta visualização de cenário futuro, indicou o melhor caminho, para vencer qualquer desafio, através de práticas transformadoras e sustentáveis a longo prazo. E indicou a necessidade de um melhor aprendizado comportamental visando a mudança de “mindset”, de modo que cada um assuma seu posto de agente, protagonista e autor da sua própria história, além da sobrevivência da entidade.

Ao final, novas atividades foram anunciadas aos cooperados participantes, pelo Presidente, Dr. Luiz Felipe e Diretor de Educação Dr. Detoni, a serem desenvolvidas ainda neste ano.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS