Iniciativa tem como objetivo recuperar aprendizagens nas disciplinas e ofertar atividades suplementares, como oficinas de redação e orientação psicopedagógica
Estão abertas até o dia 03 de abril de 2025 as inscrições para a seleção de estudantes dos cursos do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (#PartiuIF) ofertados em Erechim e nos demais campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os cursos são gratuitos e voltados a estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. As informações estão publicadas no Edital IFRS n° 28/2025, disponível em http://ifrs.edu.br/erechim.
São ofertadas 40 vagas no Campus Erechim, e a previsão é que as atividades do programa iniciem no mês de abril e sejam concluídas em novembro. Os estudantes selecionados receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200,00, desde que alcancem a frequência mínima de 75% a cada mês da formação teórica e prática do curso.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas até as 23h59min do dia 03 de abril de 2025, exclusivamente pela internet, no endereço http://ingresso.ifrs.edu.br/prematricula. Não há cobrança de taxa. Para a inscrição, o estudante deve estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos, e precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral – RG). Não podem ser utilizados documentos dos pais ou responsáveis. É necessário ainda realizar o preenchimento dos formulários e anexar os Documentos Obrigatórios, conforme especificado no Anexo II do edital de seleção.
Candidatos pretos ou pardos
Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no momento da inscrição, além de enviar a documentação via sistema, devem passar por uma comissão de heteroidentificação. Para verificação da sua autodeclaração, o candidato deverá comparecer no dia, horário e local descritos na convocação para Comissão de Heteroidentificação.
Sobre o curso
O curso tem duração de oito meses, totalizando 320 (trezentos e vinte) horas, sendo dividido em dois eixos: 1) Básico – Composto por três componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, ministrados presencialmente; e 2) Suplementar – Composto por atividades complementares, como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, além de outras atividades pertinentes ao contexto.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail partiuif@erechim.ifrs.edu.br. Confira mais informações no edital disponível em http://ifrs.edu.br/erechim.
Por: Comunicação Campus Erechim do (IFRS)