Estudantes de Nutrição da URI promovem ações para uma melhor qualidade de vida

Duas entidades de Erechim foram beneficiadas com ações promovidas por alunos do 5º semestre do Curso de Nutrição da URI: a Associação Beneficente Recriando a Vida (AIVIDA) a Universidade Sem Limites da URI. Os projetos foram desenvolvidos e aplicados com o objetivo de levar assuntos de nutrição ao público idoso. As atividades, realizadas entre os meses de março e abril deste ano, fizeram parte da disciplina de Projeto Integrador em Nutrição III – A, com a orientação da professora Janine Martinazzo.

Três projetos foram desenvolvidos nas duas entidades, contemplando três temáticas básicas a respeito de uma nutrição adequada:

1) Promoção do envelhecimento saudável: o papel da pirâmide alimentar na alimentação e no estado nutricional para idosos. Os alunos desenvolveram a atividade por meio de quiz (perguntas e respostas) sobre as escolhas alimentares saudáveis.

2) Promoção de hábitos alimentares saudáveis para idosos por meio dos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira. Aqui, os alunos buscaram conscientizar sobre hábitos alimentares saudáveis com perguntas e respostas verdadeiras ou falsas.

3) A importância do adequado consumo proteico para a prevenção da sarcopenia em idosos. Os alunos orientaram sobre a importância do consumo proteico adequado com uma atividade interativa utilizando uma roleta numérica com cartas de dizeres sobre a ingestão proteica.

Os alunos puderam realizar intervenções educativas na saúde e qualidade de vida do público idoso com as atividades de educação alimentar e nutricional desenvolvidas, demonstrando a importância da nutrição e, ao mesmo tempo, tendo espaço na comunidade para colocar em prática o planejado e o aprendizado do decorrer da graduação.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS