A curiosidade dos estudantes é o combustível para o aprendizado, principalmente em áreas como astronomia, ciência e física. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação aderiu um projeto trazido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para Erechim.
Entre o dia 1º e 14 de junho, cerca de 340 estudantes de sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental foram até a UFFS Erechim, para visitar o Planetário Móvel.
O estudante Enzo Duarte Nunes, de 10 anos, da EMEF Luiz Badalotti, adorou o passeio. “Além de ser uma experiência muito legal, ter várias coisas, a brinquedoteca e tem aqui o espaço que pra mim foi o mais legal, o Planetário, que tem o sistema solar, saturno, netuno e essa experiência vai ajudar nos nossos estudos daqui pra frente”, comentou o estudante.
A professora Priscila Arcego, da EMEF Jaguaretê acompanhou os estudantes e comentou a vivencia. “Na visita os estudantes puderam visualizar por meio de uma projeção alguns elementos do Sistema Solar como o sol, planetas, satélites, asteroides, cometas e planetas-anões. A apresentação é bastante realista e encantou todos os estudantes”, explicou a professora. Além da visita ao Planetário, o grupo passeou pelo Campus da Universidade e conheceu a Brinquedoteca, que é um espaço lúdico e interativo. O momento foi de muita animação dos estudantes, pois puderam interagir entre si e vivenciar as propostas do espaço.
Sobre o projeto
O planetário é inflável e dentro dele há um espaço para projeções diversas, utilizando um projetor FullDome de 360º de imagem. Como é o céu visto na Antártica? Como é o céu na China ou Japão? Como se vê a Terra a partir da Lua? Todas essas curiosidades podem ser abordadas nas visitas. Na tela, esférica, o céu pode ser simulado e utilizado para tratar sobre astronomia, geografia, física e até mesmo biologia. Também é possível levar o público à viagens pelo sistema solar e a galáxias distantes. O tema principal nas sessões do projeto é o sistema solar – abordado no ensino básico e de conexão com a formação de professores da área das ciências da natureza.
O projeto, aprovado em uma chamada universal do CNPq, está sendo realizado em parceria com todas as universidades federais do Rio Grande do Sul, mais a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do grupo Planetários do Sul. Todas as instituições recebem a visita do planetário durante três e quatro meses, onde são realizadas sessões públicas para escolas das cidades e das regiões.
Experiência fora de Sala de Aula
O Sistema Solar é um dos conteúdos de sala de aula, como avaliou o estudante Gabriel Salla Grotto, de 10 anos da EMEF Luiz Badalotti. “A gente tava estudando sobre o sistema solar e aqui na UFFS, no Planetário, nos podemos ver os planetas, te ensinam, inclusive pra nós do quinto ano que estamos aprendendo em ciências. É bem legal”, explicou o estudante.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destacou que o aprendizado além da sala de aula é uma ferramenta muito importante. “O professor tem o dever de provocar o pensamento e ensinar, mas é claro que sair da sala de aula e poder aprender em um espaço diferenciado é muito enriquecedor, pois nossos estudantes ficam mais curiosos e atentos”, comentou a secretária.