Nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), mais de três mil estudantes das Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental realizam o primeiro simulado do novo Sistema de Ensino SIM – FTD.
O objetivo do simulado é diagnosticar o aprendizado dos estudantes e verificar em que nível estão para que as Escolas possam traçar ações pedagógicas, junto com os professores, conforme a necessidade de cada estudante.
O diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Fabrício Brustolin explica que a avaliação será feita todo semestre. “A partir deste ano, os estudantes de 2º ao 9º ano farão duas vezes ao ano, um simulado com a finalidade de avaliar e traçar ações pedagógicas para melhorar os processos de Ensino e Aprendizagem de nossas Escolas Municipais”, explica.
Os simulados estão sendo aplicados nas Escolas de Ensino Fundamental Caras Pintadas, Cristo Rei, D. Pedro, Jaguaretê, Luiz Badalotti, Othelo Rosa e Paiol Grande. Os estudantes de 2º aos 5º anos realizam na quinta-feira (9) nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os estudantes de 6º aos 9º anos, nesta sexta-feira (10) na Língua Portuguesa, História, Matemática, Língua Inglesa, Geografia e Ciências.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Luciana Aparecida Tomazoni acompanha a aplicação dos simulados nas Escolas com o intuito de observar o andamento, bem como tirar as dúvidas junto aos professores aplicadores da prova. “O simulado é um momento de avaliar e repensar nosso andamento pedagógico, com foco nas lacunas de aprendizagem” enfatiza.
Ainda, o diretor da EMEF Paiol Grande, professor Elton Piran relata a importância para avaliar os conteúdos que os estudantes têm mais dificuldades. “Os simulados que estamos aplicando é de suma importância para a Escola. Os professores que ministram aulas nas turmas poderão verificar quais são os avanços dos estudantes e quais áreas do conhecimento apresentam defasagem para que possam reforçar os conteúdos. Com isso a Escola vai buscar soluções para avançar na aprendizagem”, destaca.
Além de simulados, o Sistema de Ensino SIM – FTD que foi implantado neste ano nas Escolas de Ensino Fundamental oferece apostilas, livros literários, plataforma digital e formação de Professores. Todos os materiais impressos e o acesso a plataforma são de uso individual. “Não estamos medindo esforços para que nossas Escolas Municipais tenham todas condições e recursos possíveis, pois acreditamos que o investimento em nossos estudantes é a garantia de um futuro melhor”, finaliza a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch.
Por Assessoria de Comunicação