Os estudantes do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, participaram nesta quarta-feira (27), de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), uma atividade educativa realizada em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Erechim.
O encontro teve como foco o cuidado com o corpo, a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a gravidez na adolescência. A palestra foi conduzida pela enfermeira, doutora e professora Cibele Sandri Manfredine, do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim, com o apoio da acadêmica Maria Eduarda Rossetti Wengrzynek, estudante do 4º semestre de Enfermagem e bolsista voluntária do projeto de extensão ‘A prática acadêmica na orientação sobre saúde e projeto de vida para crianças e adolescentes no ambiente escolar’.
Durante a atividade, foi realizada uma exposição oral com apoio de materiais audiovisuais, em que os estudantes puderam esclarecer dúvidas e participar ativamente. Uma das metodologias utilizadas foi a competição de perguntas e respostas entre meninos e meninas, que incentivou a troca de conhecimentos de forma descontraída.
Entre os assuntos abordados estavam:
Cuidado com o corpo – a importância de saber dizer não
Gravidez na adolescência: efeitos e formas de prevenção
Prevenção de ISTs
Métodos contraceptivos
A vice-diretora da EMEF Jaguaretê, professora Rosmari Dariva, falou a importância da ação. “O momento foi de grande aprendizado, promovendo conscientização e fortalecendo a responsabilidade dos adolescentes em relação à sua saúde e ao seu projeto de vida”, disse.
O estudante Renan Vinícius Molin, do 8º Ano, também aprovou a iniciativa: “Eu achei importante a atividade que tivemos na URI, pois muitas pessoas não têm acesso a essas informações. Deveríamos ter mais momentos como esse, pois estamos nos prevenindo de doenças que geralmente não têm cura e deve ser muito ruim conviver com algo assim”, avaliou.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação