Estudantes apresentam Projeto Tecer Literário no Colégio Franciscano São José

Atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre com temas da Literatura Infantil

Estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano São José – de Erechim – realizaram duas noites de apresentações na última terça (3) e quarta-feira (4), resultados de quatro meses de desenvolvimento do Projeto Tecer Literário, que neste ano ganhou o título “Fios e Jeitos da Literatura Infantil”.

A proposta do projeto foi de estimular a leitura, a codificação e decodificação de textos escritos no universo da literatura infantil, um dos objetos culturais mais encantadores que favorece a formação de leitores. Segundo Simone Marangoni, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e responsável pela organização do Projeto, todos os professores se empenharam, sobretudo porque acreditam no poder da palavra como forma de mudar o mundo: “As pessoas são como uma planta, que desde a forma de semente, precisam ser cuidadas para que cresçam fortes e bonitas. Assim é a leitura! Para fazer emergir leitores é necessário cultivar a leitura e a interpretação da vida. É preciso ler! É preciso ler!”- destaca.

Desde agosto foram desenvolvidas atividades em sala de aula a fim de conhecer as obras e os autores escolhidos. Também houve interação com as famílias durante o desenvolvimento do projeto. Simone Marangoni avalia que são muitas as vivências que contribuem para a formação de grandes leitores e que, sob o ângulo das letras, muitas pessoas passaram a ver e a ler o mundo de uma forma mais ampla e inteligente. “As memórias de um leitor em relação aos seus primeiros contatos com as narrativas, sejam elas orais ou escritas, muitas vezes se tornam marcantes na trajetória da vida” – relata.

Os autores escolhidos:

As obras foram escolhidas pelos professores com suas turmas. Entre os autores escolhidos estão grandes nomes da literatura brasileira, como Ziraldo, Eva Furnari, Rubem Alves, Ana Maria Machado, Eleanor Porter e Fabiano Grazioli.

Espetáculos

Na primeira noite apresentaram-se estudantes do 1º, 2º e 3º Ano; na segunda noite foi a vez dos estudantes do 4º e 5º Ano. Eles apresentaram os autores e obras, encenaram, dançaram e cantaram. Na primeira noite, todos os estudantes se uniram no palco para encerrar o espetáculo com a música Dona Felicidade do Trem da Alegria e na última noite, a música escolhida foi Toda forma de amar, de Iza e Milton Nascimento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS