Estudante da URI realiza trabalho para alcançar mais gestantes com o Programa Acolher

A estudante do quinto semestre do curso de Serviço Social da URI – Erechim, Carolina Benke Bandeira de 24 anos, realizou um trabalho em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, no intuito de ampliar a divulgação do Programa Acolher. Realizado há 16 anos pela Prefeitura, a iniciativa atende cerca de 50 gestantes por mês.

Conforme a estudante, ao ter conhecimento sobre o Acolher e a dados dos números de nascidos vivos em Erechim, pode-se concluir a necessidade de ampliar a divulgação do trabalho realizado. “De acordo com os dados, Erechim registra uma média de 100 nascidos vivos no município por mês e, analisando o Programa Acolher, percebi a necessidade de ampliar a informação para que todas as mães fossem atendidas pelo programa”, disse Carolina Bandeira.

No desenvolvimento do seu trabalho do curso de Serviço Social, Caroline entendeu que a divulgação poderia se estender às Unidades Básicas de Saúde com a distribuição de folders explicativos sobre o Programa Acolher, com informações de como as futuras mamães podem participar.

“Ao ter conhecimento sobre o Acolher percebi o carinho com que as pessoas do Gabinete da Primeira-Dama desenvolvem o trabalho de fazer os kits para os bebês. É muito carinho e comprometimento envolvidos e, por isso desenvolvi meu trabalho para que todas as futuras mães tivessem conhecimento e também fossem contempladas”, explica a estudante.

Para a assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Carla Alba, foi uma honra receber a Carolina e poder ajudar no desenvolvimento do trabalho. “Para nós foi uma honra ser escolhidos pela Carolina para o desenvolvimento de um trabalho tão importante. Ainda, poder ver uma jovem se interessar pelas questões de igualdade social é muito gratificante e nos faz sentir que temos um mundo onde ainda vale a pena viver em sociedade e lutar pela igualdade entre todos”, disse Carla Alba.

Conforme explica a assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Carla Alba, as mamães, após terem seus bebês, munidas da certidão de nascimento, tanto da rede pública como da privada, que quiserem ser atendidas pelo programa, podem se dirigir ao Gabinete da Primeira-Dama, na Av. Salgado Filho, 227 – Centro, para receber um Kit Cidadão composto por uma touca, um sapatinho, pomada para assaduras, sabonete, termômetro e shampoo, além de um certificado de cidadão erechinense. “Não é obrigatório que seja a mãe. Pode ser o pai ou um responsável que possa receber os kits para o bebê”, explica.

Elas também recebem o Kit Enxoval com 30 fraldas, toalha de banho, babita, coeiro de pelúcia, tip top, um par de meia, um pote com 400 lenços umedecidos, um pijama e no inverno, um casaco de tricô.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS