Estado debate programa de semicondutores com foco na cadeia de produção de chips
Iniciativa, liderada pela Sict, é considerada estratégica pelo governo, que tem a inovação como uma de suas prioridades
O desenvolvimento de um programa estadual para impulsionar a área de semicondutores foi discutido, nesta terça-feira (25/4), por um grupo de trabalho liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e integrado por representantes de outras pastas. A titular da Sict, Simone Stülp, conduziu a reunião, apresentando os objetivos da iniciativa e um panorama do setor.
“São tecnologias portadoras de futuro, com foco, neste momento, no fortalecimento da cadeia de produção de chips, algo extremamente estratégico para nós. E o Rio Grande do Sul é um Estado com formação destacada nessa área, nos colocando em posição de vantagem no contexto brasileiro”, explicou.
O destaque no setor se deve, principalmente, às formações de excelência e ao desenvolvimento de pesquisas, existentes há décadas, na área de microeletrônica. “Estamos falando, neste caso, de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, porque se trata de uma área muito específica e complexa, que demanda um conhecimento que vai para além da graduação”, explicou Simone. Além disso, o fato de o Estado já ter importantes empresas e institutos de pesquisa na área complementa o cenário favorável.
Outro ponto importante foi a criação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec) em Porto Alegre, que colocou em prática o conhecimento adquirido, aprimorando-o a partir da experiência do mercado. O programa de semicondutores que vem sendo desenvolvido, no entanto, não tem relação direta com o Ceitec. As estratégias desenhadas – que englobam, por exemplo, capacitações, legislação, incentivos e atração de empresas e capital humano – buscam consolidar um ecossistema capaz de tornar o Rio Grande do Sul referência global na área de semicondutores.
O grupo terá encontros semanais para avançar no tema. Na reunião desta terça, participaram também o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes; Valeska Ferrazza Monteiro e Adriweli Cristhinny Bispo Lima, do Gabinete do Governador; Dário Giovanella e Ana Beatriz Dixon, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Julia da Motta e Clarissa Black, da Casa Civil; e Fabio Michel de Oliveira, da Secretaria da Fazenda (Sefaz).