Estação realiza Conferência sobre “Democracia e Saúde”

Na noite dessa quinta-feira, 28, foi realizada a 6ª Conferência Municipal de Saúde na cidade de Estação. O evento que abordou a temática “Democracia e Saúde” contou com a participação do Prefeito Humildes Camargo, Secretário de Saúde, Mauro Duarte, representantes do Poder Legislativo, conselheiros de saúde, profissionais de saúde e comunidade em geral.

Os eixos temáticos: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento foram abordados pelo palestrante, cirurgião dentista, Jackson Arpini. Na oportunidade o profissional com vasta experiência em saúde pública fez uma reflexão sobre a constituição do SUS a partir da Constituição Federal de 1988, os princípios da universalidade, equidade e integralidade, os níveis de atenção e deu ênfase a problemática do financiamento, considerando que o Sistema tem um aporte financeiro tripartite, com recursos da união, estados e municípios.

Destacou a importância das instâncias colegiadas como o Conselho Municipal de Saúde e as Conferência de Saúde, que são realizadas a cada quatro anos, com o intuito de avaliar, debater e propor melhorias às políticas públicas de saúde, a partir do olhar da comunidade, gestores, prestadores e trabalhadores de saúde.

Salientou que os municípios estão ficando sobrecarregados tendo em vista a fragilidade financeira dos parceiros, o que faz com que os entes menores passem a aplicar, em ações e serviços de saúde, percentuais acima do preconizado pela legislação, que é de 15%.

Após a palestra os participantes foram divididos em três grupos para debater e elaborar as propostas a nível municipal, estadual e federal. O evento contou com excelente participação da comunidade e será um marco no cenário Brasil, considerando que os encontros acontecerão em todos os municípios gaúchos e brasileiros.

“Acredito que a temática do financiamento vai ganhar relevância nas conferências, partindo do pressuposto que para realizar as ações e serviços de saúde precisamos das parcerias, o que, em determinados momentos, deixa a desejar”, pontuou Arpini.

As propostas serão encaminhadas para a etapa estadual, na Conferência Estadual de Saúde.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS