Estação amplia faixas etárias para vacinação contra influenza

De acordo com os dados publicados no  Informe de Vigilância da Influenza/RS – Semana epidemiológica 22/2018 (até 02/06) dos 44 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave confirmado laboratorialmente para Influenza, 50% (22) são crianças com até 9 anos de idade, sendo que destes,  36% estão na faixa etária de 5 a 9 anos de idade. Também representa uma importante carga da doença, a população de 50 a 59 anos idade correspondendo a 20,5% do total de casos SRAG confirmado para  influenza.

Portanto, diante  deste cenário, a Secretaria Estadual da Saúde determina, que além de permanecer em busca da meta de 90% de cobertura vacinal para os grupos elegíveis para esta Campanha de Vacinação, amplie a oferta da vacina para as faixas etárias de 05 a 09 anos e de 50 a 59 anos de idade a partir do dia 11 de junho.

De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o estado do Rio Grande do Sul está com cobertura vacinal (CV) contra a influenza para os grupos prioritários de 76%.

Chamamos atenção especial para a baixa procura pela vacina da influenza das crianças de 06 meses a menores de 05 anos, cuja cobertura é de 53,16% , além do grupo de  gestantes (58,81%).

Dessa forma, recomendamos ações de captação de crianças e gestantes, como por exemplo:

– Ações de vacinação nas escolas e creches;

– Estratégias de interlocução com a atenção básica no pré-natal e consultas de puericultura;

– Busca ativa em locais com cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O agente comunitário de saúde (ACS) é um importante vínculo entra a população e a unidade de saúde, sendo um reforço positivo na captação desses grupos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS