Espetáculo Afro-Brasileiro encerra a programação do projeto Etnias e Culturas

A etnia afro-brasileira foi a atração da última semana na URI Erechim, dentro do projeto “URI 25 Anos – Etnias e Culturas: o que nos une”, uma iniciativa dos departamentos da Universidade e das associações étnicas e culturais de Erechim e da região Alto Uruguai. A programação foi desenvolvida entre os dias 27 de fevereiro a 03 de março.

Além da exposição “Afro-Brasileiros no Alto Uruguai – Cultura e Religiosidades”, que aconteceu no Espaço Cultura Viva, a comunidade acadêmica e regional teve a oportunidade de participar de vários momentos de trocas de experiências e conhecimentos. Na sexta-feira, 02 de março, jovens de escolas da rede pública municipal e da Escola de Educação Básica da URI participaram da exibição e discussão de videodocumentários e de uma oficina de Hip Hop – Cultura Afro Contemporânea, coordenada por Deivissom Camargo e Lilian Yasmin. A atividade, que aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, contribuiu para a compreensão de aspectos relacionados com esta cultura, que surgiu nos guetos nova-iorquinos, nos Estados Unidos, na década de 1970. O hip hop é um empreendimento coletivo e abarca manifestações artísticas nos campos da música (RAP), das artes visuais (grafite) e da dança.

À noite aconteceu a mesa-redonda “História Regional, Cultura, Religiosidade e Racismo no Brasil”, que contou com a participação da comunidade regional,  grupos étnicos locais, professores e grupos de acadêmicos dos Cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Psicologia e do Curso Técnico em Enfermagem da Universidade. A atividade foi conduzida por representantes do Movimento Étnico Cultural dos Negros de Erechim (MENE): Maurício Oliveira, Elisa Pilotto, André Fabrício Ribeiro e Monique Rosset. O momento permitiu a reflexão sobre a importância da cultura na constituição do país e da região.

A programação da Etnia Afro-brasileira encerrou na noite de sábado, 03, com o espetáculo artístico, por meio do qual os grupos responsáveis pelas atividades fizeram uma apresentação dinâmica e alegre, interagindo com o público que lotou o Salão de Atos. Os grupos Movimento Étnico-Cultural dos Negros de Erechim (MENE); Kilombagem Suburbana; Griôs; Grupo Afrodescendentes de Aratiba (Afro Ara); Grupo de Capoeira Associação de Capoeira Angola Cultura Popular (Grupo ACACP); e Grupo de Capoeira Povo de Angola destacaram, por meio de danças, apresentações e cantos, a importância da cultura, arte, religiosidade e história do povo afro-brasileiro.

O projeto “URI 25 Anos – Etnias e Culturas: o que nos une” iniciou no ano passado. A primeira atração foi da etnia italiana, no dia 26 de agosto, com o show “Vinho, História e Magia”. No dia 21 de outubro, a atração foi a Etnia Alemã com o espetáculo “Os sonhos são mais fortes”. A Etnia Polonesa fez sua apresentação no dia 18 de novembro com o espetáculo “Cultura, Amor e História”. A programação prevê, ainda, uma integração de todas as etnias, através de um jantar, no dia 28 de abril, nas comemorações do centenário do município de Erechim.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS