Especialista aponta preço dos combustíveis e dos alimentos como responsável por 73% do aumento da inflação no mês de Março

O preço dos alimentos tem sido severamente impactados pelo aumento do custo de produção e taxa elevada de juros no país. O resultado pode ser sentido pelos consumidores nas gondolas do supermercado. Produtos usados no dia-a-dia como cenoura, tomate e as frutas estão pesando cada vez mais no orçamento.

Em sua participação semanal no programa Estúdio Boa Vista, o empresário e diretor da Express, Tulio Lichtenstein trouxe informações sobre o reajustes no preço dos alimentos e explicou os motivos desta alta que tem preocupado a todos. Tulio disse que a guerra entre a Rússia e Ucrânia e o elevado preço dos combustíveis foram decisivos para o aumento da inflação.

Tulio Lichtenstein trouxe o exemplo da cenoura que em março teve um aumento de 31%. O tomate ficou 27% mais caro e o melão subiu 35% no último mês. O diretor da Express afirmou que empresas do segmento da alimentação tem absorvido parte do custo para não afastar o cliente dos estabelecimentos.

Os restaurantes não estão conseguindo repassar todo esse custo ao consumidor porque a procura já tem baixado e se repassar esse aumento vai afastar ainda mais o cliente de dentro do seu estabelecimento”, afirmou o empresário.

Segundo Lichtenstein, renomados economistas demonstraram em suas falas que já não é mais possível conter a inflação retornando para patamares aceitáveis em 2022 e que já concentram esforços para os anos de 2023 e 2024. “A previsão da inflação para este ano já chega a quase 11%. A grande aposta é para 2024 e no ano de 2023 o governo e o Banco Central querem trazer a inflação que era prevista para 2022” concluiu.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS