Escolas Municipais de Ensino Fundamental realizam Avaliação Educacional

Atividade integrante o Sistema de Ensino SIM da Editora FTD.

A participação dos estudantes em momentos de avaliação pode ser vista como um papel fundamental no processo educacional. Isso não se resume apenas a testes e provas, mas envolve uma série de benefícios significativos que contribuem para o diagnóstico dos estudantes e com a conscientização para ver onde estão as deficiências de aprendizado e superar as limitações junto aos professores.

A Avaliação Educacional, integrante do Sistema de Ensino SIM da Editora FTD, realizada de segunda-feira (28) até esta sexta-feira (1), envolveu os estudantes de 2º ao 9º ano das Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Erechim, fornecendo feedback imediato sobre o desempenho dos estudantes. A avaliação permite que a Secretaria Municipal de Educação (SMEd), a escola e os professores identifiquem áreas onde os estudantes precisam melhorar e que façam ajustes nas rotas de aprendizagem estabelecidas.

Conforme salienta a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da SMEd, Luciana Tomazoni de Oliveira destaca a importância da avaliação. “A participação dos estudantes em momentos avaliativos contribui para a melhoria contínua do sistema educacional. Os resultados coletados não apenas medem o desempenho, mas também revelam áreas que precisam de aprimoramento. Nos orienta na identificação de deficiências e na implementação de mudanças significativas no currículo e na abordagem pedagógica. Além disso, a participação em avaliações desenvolve inúmeras habilidades, os estudantes aprendem a monitorar seu próprio aprendizado e identificar estratégias eficazes de estudo. Essas habilidades perpassam a sala de aula e são valiosas ao longo da vida”, comenta a coordenadora.

Ao participarem de avaliações, os estudantes também se preparam para os desafios futuros. A vida após a escola é repleta de avaliações e tomada de decisões, seja em exames de admissão, avaliações de desempenho no local de trabalho ou decisões pessoais importantes. A experiência anterior em avaliações educacionais prepara os estudantes para enfrentar esses desafios com confiança. “A avaliação foi importante para testar os nossos conhecimentos e os aprendizados da apostila. Isso é muito bom para a nossa vida, pois mostra o quanto a gente está preparado para os desafios”, disse o estudante Felipe Vitencourt, do 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande. A estudante Isabelly Avila, do 8º ano da mesma escola, disse que se sentiu muito acolhida. “Os conteúdos contemplados na avaliação foram os trabalhados em sala de aula. A escola a deixou bem confortável. Achei que o tempo foi muito bom, sem contar que tinha pequenos intervalos em sala de aula pra gente descansar e depois retomar a prova”, comentou a estudante.

A participação dos estudantes em momentos de avaliação é fundamental para o desenvolvimento de habilidades pessoais, cognitivas e sociais. Além disso, garante que a educação continue a evoluir e a atender às necessidades dos estudantes e da sociedade.

Segundo a coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, Josiane Baiocco Braga, a avaliação é uma forma de avaliar o processo de aprendizado. “A Avaliação Educacional torna-se uma das formas de verificação do desenvolvimento e da aprendizagem de nossos estudantes. Vem a auxiliar os professores a melhorar a sua forma de ensino, ampliando seu planejamento e buscando novas estratégias para que a aprendizagem se consolide com eficácia”, comenta a coordenadora Pedagógica.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS