Escola na Rádio: Turma 82 da Escola Paiol Grande discute Educação Fiscal

 Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista continuam a receber diversas escolas através do projeto “Escola na Rádio”. Nesta terça-feira, foi a vez da turma 82 da Escola Paiol Grande participar de uma conversa sobre educação fiscal.

O projeto “Escola na Rádio” tem como objetivo aproximar os estudantes de escolas públicas de Erechim do universo jornalístico e da comunicação. Durante essas visitas, os alunos têm a oportunidade de conhecer os estúdios de rádio, a redação do jornal, e a produção de conteúdo. Além disso, eles interagem com profissionais da área, compreendendo as particularidades de cada setor.

Conforme a professora de Matemática, Letícia Marostica Pilotto, a educação fiscal é um processo educativo que visa conscientizar sobre a importância dos tributos para o funcionamento do Estado e a manutenção dos serviços públicos. “O objetivo é promover uma cultura de responsabilidade fiscal, incentivando o cumprimento das obrigações tributárias e o acompanhamento da aplicação dos recursos arrecadados pelo governo”, destacou a professora.

Os alunos Valentina, Eloisa, Emilly, Michael e Maria Luiza comentaram que a educação fiscal busca informar sobre o sistema tributário, conscientizar sobre a importância dos tributos, estimular a cidadania e promover a transparência. Eles enfatizaram que entender como os tributos funcionam e a sua importância é essencial para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Durante a visita, tanto os alunos quanto a professora lembraram da importância de pedir nota fiscal e colocar o CPF nela. Eles explicaram que essas práticas trazem diversos benefícios, tanto para o consumidor quanto para a sociedade em geral. Entre os benefícios citados estão o combate à sonegação fiscal, o aumento do controle e da transparência, a garantia de direitos, e a participação em programas de incentivo. Em suma, pedir nota fiscal e colocar o CPF nela são atitudes que promovem a justiça fiscal, garantem direitos ao consumidor e fortalecem a economia e a administração pública.

A iniciativa do projeto “Escola na Rádio” tem sido um sucesso ao proporcionar uma experiência enriquecedora aos alunos, que saem mais informados e motivados a exercerem seus direitos e deveres como cidadãos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS