Escola e Curso de Educação Física da URI promovem Festivais Olímpicos de Handebol e Basquetebol
A Escola Básica da URI, em parceria com o Curso de Educação Física, promoveu no sábado, 8, o VII Festival Olímpico de Handebol e o I Festival Olímpico de Basquetebol que reuniu 70 estudantes do 6º ao 9º ano, nas duas modalidades. As iniciativas fizeram parte das atividades de Educação Física do Ensino Fundamental e tiveram lugar no Ginásio Poliesportivo da Universidade.
Os Festivais Esportivos foram coordenados pelo professor Bruno Faleiro e contaram com a participação dos acadêmicos do 3º semestre do Curso de Educação Física. Após os eventos, os acadêmicos, que contribuíram com a arbitragem dos jogos, finalizaram a disciplina de Metodologia dos Esportes de Invasão II: Handebol e Basquetebol, como parte da curricularização da extensão da disciplina.
Os cadeirantes que integram o projeto ‘Gigantes sobre Rodas’, equipe de basquete adaptado que surgiu de uma parceria entre a URI e a Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (ADAU), também celebraram o espírito olímpico.
Para o professor Bruno Faleiro, organizador dos eventos, “por mais que o número de participantes não seja tão expressivo quanto se gostaria, as iniciativas foram de grande importância para incentivar a prática de novos esportes, que também serão alvo de novos festivais (de voleibol, atletismo, ciclismo, entre outros), para que haja a valorização do esporte de uma maneira geral, não apenas de algumas modalidades”, frisou.
Para Alessandra Dalla Rosa da Veiga, professora responsável pela disciplina de Metodologia do Ensino dos Esportes de Invasão II: Basquete e Handebol, no curso de Educação Física, a parceria entre graduação e escola básica é muito positiva. “É possível que o acadêmico atue desde a organização de eventos, por meio dos estágios e nos Festivais Olímpicos como esse de Handebol e Basquetebol, participando da arbitragem, súmula, cronômetro, entre outras atividades. A competição ou festivais no contexto escolar são essenciais para a formação de novos atletas, liderança, espírito coletivo, disciplina, respeito e fair play (jogo limpo), sem contar no envolvimento da família que estava presente em um sábado de manhã de frio, apoiando seus filhos”, destacou.
Por Assessoria de Comunicação