Continuando com a proposta de interdisciplinaridade vivida na Escola de Educação Básica da URI, 92 alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma viagem de estudos a Foz do Iguaçu, de 02 a 05 de setembro.
Foram visitados locais importantes da cidade, como a Usina de Binacional de Itaipu, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, situada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, ao longo do rio Paraná; Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas do mundo, com cerca de 275 saltos; Templo Budista Chen Tien, o segundo maior da América Latina, importante centro de estudos e meditação do Budismo no Brasil, seguindo a tradição chinesa; Parque das Aves, única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica; Mesquita de Foz do Iguaçu, considerada a 2ª maior colônia árabe do Brasil; Museu de Cera; e Marco das Três Fronteiras, paisagem fronteiriça do Brasil, Argentina e Paraguai.
Outra atração foi o Rafain Churrascaria Show, especializado em carnes e show de dança e música que representa a cultura de diferentes países latinos.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Gabriele Gaik Reik, de Biologia; Valesca Araújo Bigolin, de Projeto de Vida; Raquel Brusco Machado, de Química; Carlos Alberto Stakonski, de Física; e a Coordenadora Pedagógica, Viviane Forcellini Domingues.
O trabalho interdisciplinar envolverá as disciplinas de Biologia, Física, Química, Projeto de Vida, Português, Oficina de Textos e Geografia. Como tarefa avaliativa terão que produzir um Diário de Viagem, o qual deverá conter os eixos temáticos que envolvem desde expectativas, aspectos geográficos, históricos, econômicos e biológicos, criatividade, curiosidades, avaliação da viagem e sugestões.
Segundo os professores, essa é uma experiência única de aprendizado, autonomia, cultura, além de possibilitar a criação de vínculos afetivos entre alunos e professores, fato essencial para que a educação se consolide de forma saudável e eficiente.
Por assessoria de comunicação