Erechim viveu, respirou e inspirou cultura

Durante três dias (26, 27 e 28) o município de Erechim viveu, respirou e inspirou cultura com a realização do Seminário Economia Criativa: Sistemas de Cultura, Inovação, Conexões e Inclusão Produtiva, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Erechim. Como local, o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Os trabalhos foram divididos em quatro momentos, palestras interativas, oficinas práticas, qualificação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e revisão do Plano Municipal de Cultura de Erechim.

Durante os dois primeiros dias o público formado por Agentes Culturais Públicos e interessados no setor, debateu e refletiu acerca dos referenciais que potencializem os processos e disposições quanto aos sistemas de cultura, empreendimentos criativos, fomento, redes colaborativas, arranjos produtivos, associativos, consórcios locais e regionais, modelos de negócio, planejamento estratégico, elaboração de projetos e plano de trabalho.

Como objetivo do Seminário, estimular, qualificar e capacitar profissionais artistas, produtores, grupos de coletivos culturais, terceiro setor, prestadores, profissionais liberais, gestores públicos, entidades culturais e educacionais oferecendo aos participantes a oportunidade de ampliar a visão e o conceito referente ao empreendedorismo criativo e a gestão cultural.

Como pontos altos, no dia 26 a presença de Rafael Balle, Diretor de Fomento da SEDACTEL, que tratou sobre Fomento e as Fontes de Financiamento como Políticas Públicas no RS. No dia 27, Painel Economia Criativa: Sistemas de Cultura, Inovação, Conexões e Inclusão Produtiva, com Neidmar Alves da NRCA Consultoria. No final da tarde ocorreu o abraço do prédio da Prefeitura Municipal.

No sábado ocorreu treinamento tendo como foco o Mérito, Relevância e Oportunidades: O papel do Conselho Municipal de Política Cultural e a Revisão do Plano Municipal de Cultura de Erechim, tendo como painelista Neidmar Alves, momento em que cerca de trinta pontos foram debatidos entre os presentes. Além da presença de pessoas ligadas ao Conselho, estiveram no local representantes de municípios da região do Alto Uruguai e de Passo Fundo.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS