Erechim trabalha forte a prevenção contra as drogas

O consumo de drogas é um sério problema de saúde pública no Brasil, e traz grande preocupação principalmente nas áreas urbanas. Nesse contexto, evidencia-se a importância da propagação de programas de prevenção que tenham como meta diminuir ou evitar os problemas causados pelas substâncias ilícitas antes que eles surjam, oferecendo possibilidades de mudança efetiva através de ações e palestras. É o que a Prefeitura de Erechim vem fazendo, através da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, que está vinculada à secretaria Municipal de Obras.

Em aproximadamente três meses desde sua criação, a coordenadoria desenvolveu um programa de palestras que com a edição realizada nesta quarta-feira (24 de Julho) no Senac, atingiu a marca de 1000 jovens. Conforme o Coordenador Emerson Andreis Santarém, foram 17 palestras nesse período, alcançando estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio.

Entre os temas tratados, estão: drogadição, relacionamento familiar e relacionamento entre jovens. Vídeos e mensagens realistas e de esperança também são ferramentas utilizadas para inspirá-los. O Coordenador avalia que a criminalidade e a insegurança que causam pavor na sociedade estão diretamente relacionadas ao tráfico e ao consumo de drogas ilícitas. Ressalta, ainda, que a melhor forma de prevenção é fazer com que os jovens reflitam, através do diálogo e mostrando a realidade e as consequências que as drogas causam.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS