Erechim tem que ser repensada urgentemente alerta presidente da Unindústria

Na manhã desta quinta-feira (26), em entrevista ao Estúdio Boa Vista, da Rádio Cultura, o presidente da Unindústria  de Erechim, Walmir Badalotti, fez um alerta para as futuras lideranças políticas sobre os  grandes investimentos que estão se esgotando no setor industrial. A falta de espaço para criação de um novo parque industrial causa preocupação porque a instalação de novos empreendimentos geram empregos e renda para nosso município, além de fortalecer a economia local e regional.

Walmir Badaloti destacou que, “Erechim tem uma preocupação muito grande em oferecer oportunidades principalmente no que se trata de áreas para futuras empresas, primeiro para empresas locais ampliarem seu parque fabril, segundo para empresas de outras regiões que querem aportar na nossa cidade, e com isso se criou a possibilidade de criar um novo distrito industrial, mas em Erechim é muito difícil novas áreas, devido a sua questão geográfica.

Para poder instalar uma empresa três fatores são fundamentais: localização, custo de instalação e liberação ambiental. E ao analisar as possibilidades, os terrenos que nós temos no nosso município, as margens das nossas rodovias que ligam nossa cidade a nossa região, veja como é difícil e como é restrito a possibilidade de uma área para uma empresa se instalar.  Na saída para Gaurama, tem a nascente do rio Suzana que abastece duas cidades.  Outra questão que também influencia é que Erechim tem uma área geográfica muito pequena, a 5 Km para cada lado que você se desloca já está em outro município. Ao passar o posto da Escola Branca na BR 153 ou na saída de Campinas do Sul, 1 Km depois do CTG Sentinela da Querência já é outro município. O único corredor, com um pouco mais de distância, é pela 135 que vai até o trevo de Capo-Êre. Já a BR 153, a  Transbrasiliana, que não é asfaltada, não tem o que fazer, só tem banhado e açudes. Já no setor norte de nossa cidade as terras são muito dobradas e o custo se torna muito elevado para instalação. Diante de tudo isso, já temos várias empresas do nosso município que estão além das fronteiras de Erechim, se instalando em Paulo Bento, Três Arroios, Barão de Cotegipe,  destaca Walmir Badalotti.

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS