Erechim tem aproximadamente 30 moradores de rua e realiza ronda do frio

O frio chegou de forma antecipada em Erechim, com vento, chuva congelada e baixas temperaturas em pleno maio. Por isso, as campanhas de arrecadação de cobertores, roupas e divulgação da ronda do frio tem se intensificado. Em entrevista à Rádio Cultura, a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes e a adjunta, Cristiane Rodrigues, falaram sobre o tema. Hoje Erechim tem “aproximadamente 30 moradores de rua acolhidos no abrigo cidadão. Claro, por vezes algum não quer ir até o abrigo, outros estão de passagem, são de outros municípios, mas estamos conseguindo manter essa média”, disse a secretária.

Central de doações

A secretaria também atua intensivamente com a central de doações. “Quando a família tem necessidade de um cobertor, roupa mais quente, anotamos o nome e o CRAS vai até a residência verificar a situação. Muitas vezes, além da doação é necessário um reparo, lona, ou organização da residência. Também trabalhamos orientando que os cobertores não são descartáveis”, explicou Cristiane.

Ano passado, a central distribuiu mais de 500 cobertores e neste ano, outras famílias serão contempladas.

Ronda do frio

A secretaria em parceria com a Força Voluntária e Defesa Civil, também está realizando a ronda do frio na área central e bairros da cidade. Quem visualizar uma pessoa em situação que exige intervenção, pode acionar a secretaria pelos telefones 3520-7049 ou 99161-5973.

Na segunda-feira (16), “foram encontradas duas pessoas embaixo do viaduto Rubem Berta. A equipe tentou convencê-los de ir para o abrigo, mas não aceitaram. O argumento que eles usaram é que tinham tudo no local, alimento e cobertas. O objetivo não é levar ninguém de forma forçada, mas sim conscientizar”, disse a secretária adjunta.

Por outro lado, na ronda realizada na noite desta terça-feira (17), a abordagem foi através de um chamado. “Um estabelecimento de alimentação nos informou que um morador de rua estava no local e aceitava ir para o abrigo”.

Campanha do Agasalho

A campanha do Agasalho de Erechim se estende até o dia 31 de maio. “Temos vários pontos de coletas espalhados pela cidade, comércio, indústria, farmácias, escolas, prefeitura e demais estabelecimentos.  Na semana passada uma inciativa chamou atenção, uma empresa aderiu à campanha e 1% da comissão da venda irão repassar para compra de cobertores. Nós temos também o Pix para quem desejar contribuir com a compra de cobertores e meias, cdl@cdlerechim.com.br”, lembrou Clarice.

Hoje, a central de doações conta com 150 cobertores em estoque, mas tem a necessidade de aumentar a quantidade em virtude dos meses de junho e julho. Roupas masculinas e infantis também estão entre os itens de maior necessidade.

Varal solidário

O conhecido Varal Solidário também segue sendo realizado. “Na última semana realizamos o varal no bairro São Vicente de Paula, foram entregues cerca de 1000 peças entre roupas calçados. No dia 28 de maio estaremos no CRAS do Progresso e, no dia 4 de junho no Presidente Vargas”, finalizou a secretária Clarice Moraes.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS