Em um momento de resiliência e celebração da cultura gaúcha, Erechim acolheu a 1ª Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) nos dias 3 e 4 de agosto de 2024. Originalmente planejado para ocorrer em Sarandi, o evento foi transferido para Erechim devido às recentes calamidades que afetaram o estado. A cidade, pertencente à 19ª Região Tradicionalista (RT), já havia sido anfitriã em 2022, registrando um grande sucesso.
A 1ª Inter-Regional do ENART é um evento importante, pois funciona como a última etapa classificatória para dez regiões tradicionalistas antes do grande festival, que acontecerá em novembro em Santa Cruz do Sul. Participam desta etapa, representantes das Regiões Tradicionalistas 7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª. As apresentações acontecerão no Ginásio Municipal de Erechim.
“Organizar um evento dessa magnitude em apenas 45 dias é uma tarefa árdua, mas estamos cientes da importância da inter-regional e não podíamos deixar o MTG sem uma sede adequada para a realização. Quando soubemos dessa dificuldade, em comum acordo com o coordenador e com o prefeito, decidimos abraçar a causa e realizar o evento aqui em Erechim”, comentou o presidente da Comissão Organizadora e vice-coordenador da 19ªRT, Ricardo Valmorbida.
A Inter Regional é o primeiro evento do segundo semestre, após um primeiro semestre difícil devido às condições climáticas e catástrofes que afetaram nosso estado. Esses eventos limitaram algumas entidades e cidades, complicando e atrasando várias atividades.
“O movimento não pode parar; precisamos continuar e fortalecer nossas tradições. Vamos organizar uma grande festa, assim como fizemos em 2022, quando realizamos a Inter do Enart. Naquela ocasião, estávamos saindo de uma pandemia e conseguimos fazer um evento de sucesso. Tenho certeza de que não será diferente desta vez. O povo de Erechim é dedicado, trabalha bem e vai receber todos com muita alegria”, acrescentou Ricardo.
A 1ª Inter-Regional do ENART promete um espetáculo de danças, músicas e expressões culturais típicas do Rio Grande do Sul. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal YouTube Eco da Tradição e pela 19ª Região Tradicionalista.