Nesta terça-feira (1º), o secretário de Cultura de Erechim, Wallace Soares, acompanhado do coordenador da 19ª RT do MTG, Ricardo Valmorbida, do presidente da comissão organizadora do ENART etapa Erechim, Altair Menosso, e da diretora artística Claudia Manica, participou do programa Cultura News, da Rádio Cultura FM, para detalhar os preparativos da etapa final do ENART Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. O evento ocorrerá entre os dias 4 e 6 de julho, no Ginásio Poliesportivo Renan Agnolin.
Impacto cultural e econômico
Wallace Soares destacou o envolvimento de diversas secretarias municipais e a parceria com a 19ª RT para garantir o sucesso do evento. O prefeito Paulo Polis tem sido fundamental nesse processo, trabalhando para atrair grandes eventos à cidade.
O secretário ressaltou o poder transformador da cultura, não apenas no âmbito social e educacional, mas também no econômico. “Mais de 90 entidades de todo o Rio Grande do Sul estarão em Erechim, com centenas de dançarinos, músicos e artistas. Isso movimentará a rede hoteleira, o comércio e a gastronomia local, gerando um retorno significativo para a cidade”, afirmou.
Tradição e organização
Ricardo Valmorbida, coordenador da 19ª RT, destacou a representatividade da região em eventos culturais e lembrou que, em breve, a cidade também sediará a Ciranda de Prendas e os Festejos Farroupilhas. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura, do Legislativo e das secretarias envolvidas na organização do ENART.
Claudia Manica, diretora artística, enfatizou o trabalho voluntário de cerca de 200 pessoas que atuarão durante os três dias de evento. “Sem a parceria do Poder Público, não teríamos condições de receber tantos participantes. É uma oportunidade para as crianças alunos da cidade e da região conhecerem o festival e se inspirarem para futuras participações”, disse.
Estrutura e convite à comunidade
Altair Menosso detalhou a logística preparada para receber os tradicionalistas, incluindo estacionamento amplo, praça de alimentação e áreas de convivência com chimarrão à disposição. As apresentações ocorrerão em diversos palcos no Ginásio, incluindo dois auditórios no IFRS Campus Erechim, destinados às declamações.
Por: Edson Machado da Silva