Erechim recebe Missão Municipalista com 68 municípios presentes

Evento do Pólo de Cultura, promovido pela Famurs, reuniu a AMAU, AMUNOR e AMPLA

Presidente das FAMURS e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi: “a Missão Municipalista e uma oportunidade para aproximar a entidade dos prefeitos”

 

 

Nesta quinta-feira, 9, Erechim sediou a Missão Municipalista promovido pela FAMURS, aprofundando a integração da entidade com as prefeituras gaúchas.  São 68 municípios representados de três regiões – AMAU, AMUNOR e AMPLA -, em evento que acontece no Polo de Cultura, desde às 8h30min, e se estende ao longo do dia, com temas relevantes, no dia a dia dos municípios.

Entre as autoridades presentes, o presidente de Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi; o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis; prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda que é o presidente da AMAU e vice-presidente da FAMURS;  o presidente da Accie, Darlan Dalla Rosa; prefeito de Tucunduvas, Jonas Fernando (vice-presidente da FAMURS); prefeito de Ibiraiaras e presidente da AMUNOR, Douglas Rossoni; prefeito de Vanini e presidente da AMPLA, Flávio Gabriel da Silva; entre dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, servidores públicos das três regiões, além da equipe da FAMURS.

O presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, disse, na abertura, que é uma honra para a entidade receber este evento regional. “A sociedade está cada vez mais complexa, e para prosperar, depende dos aspectos econômicos e, também, políticos, que é este grande encontro que estamos realizando aqui, porque juntos podemos fazer muito mais. Unindo esforços conseguimos fazer mais para o desenvolvimento da região e consequentemente para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Darlan.

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, elogiou a estrutura onde foi realizado o encontro, e disse que a Missão Municipalista e uma oportunidade para aproximar a entidade dos prefeitos. “Para ficarmos mais próximos dos nossos prefeitos, trazer informações e levar as reivindicações das regiões ao governo estadual e federal, e, também, muitas vezes resolver alguns encaminhamentos com as nossas equipes técnicas. Neste momento, nada melhor que a união para que possamos avançar nas pautas e realmente atender a tudo que for possível para melhorar a vida do cidadão lá na ponta, que é o objetivo de nós gestores públicos municipais”, salientou Orsi.

O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul sublinhou que “este é o momento de mostrar a união do municipalismo, e quando os municípios estão unidos tudo é mais fácil. A Amau mais uma vez mostrou toda a sua grandiosidade, estamos unidos para conquistas as obras tão sonhadas que há décadas não aconteciam na nossa região. Estamos com 68 municípios para debater aqui temas importantes, e, somos 497 municípios com 28 regiões, mas os problemas são os mesmos só mudam de endereço e o tamanho deles. Importante também compartilhar as oportunidades e os bons exemplos para podermos avançar nas nossas regiões”, destacou.

Arruda comentou que Barra do Rio Azul passou por um momento muito difícil, em função de uma enchente: “Graças a união dos municípios do Alto Uruguai a cidade está se reconstruindo. Gostaria de agradecer, porque muitas mãos foram estendidas para reconstruir a cidade e começarmos de novo, importante que nenhuma vida foi perdida. Tínhamos todos os municípios ao nosso lado, se colocando à disposição, ajudando, porque sozinhos ainda estaríamos no meio da lama. Este evento é muito importante, temos que continuar unidos, nos ajudando, trabalhando e remando na mesma direção nos momentos bons e ruins. Muito obrigado a todos, Alto Uruguai e norte gaúcho. É no município que tudo acontece”, pontuou, e após foi exibido um vídeo com impactantes de Barra do Rio Azul, durante a enchente e a reconstrução que vem sendo feita.

Os prefeitos de Tucunduvas, Ibiraiaras e Vanini, respectivamente Jonas Fernando, Douglas Rossoni e Flávio Gabriel da Silva, enalteceram a importância de eventos desta magnitude, aproximando a Famurs dos municípios, que apesar de suas peculiaridades, enfrentam os mesmos problemas.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, deu as boas-vindas aos presentes, e encerrou o painel de abertura: “Só um ser humano pode curar e cuidar de outro ser humano. Nós conseguimos construir isso no Alto Uruguai. Gradativamente, até pouco tempo atrás tínhamos uma saída asfaltada para ir para o Estado e o mundo, hoje são pelo menos quatro saídas, e isso é importante. Faz com que a vida da gente melhore. Se individualmente fossemos trabalhar para que isso acontecesse certamente não teria acontecido. Foi a força coletiva de encontrar soluções, e onde acontece uma obra seja em Ponte Preta, Campinas do Sul ou Marcelino Ramos, é obra do Alto Uruguai Gaúcho, norte do Estado.

O anfitrião falou também sobre as questões climáticas, cada vez mais presente: “precisamos ter força de resposta para os desastres naturais. Temos a Defesa Civil e a Força Voluntário Alto Uruguai. Estão sempre prontos a agir como foi em Barra do Rio Azul. Acredito que este é um tema que temos que tratar regionalmente, ampliar serviços para atender a todos.  Precisamos aproveitar este momento para que os temas regionais cheguem a Porto Alegre para ampliar a nossa voz”, finalizou Polis.

Ao longo do dia foram discutidos temas como a cadeia produtivo do leite, direito eleitoral sobre vedações em ano eleitoral, nova lei das licitações, fechamento de contas das prefeituras neste exercício de 2023.

Por Ascom

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS