Erechim recebe mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19

No final da manhã desta quinta-feira (25) a região do Alto Uruguai Gaúcho recebeu mais um lote com 5,3 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan) contra a Covid-19.

Para Erechim ficaram 1.290 doses da AstraZeneca, que serão destinadas para aplicação em idosos acima de 81 anos e 590 doses da CoronaVac para aplicação da segunda dose em pessoas que já participaram da primeira fase da vacinação, conforme o Plano Nacional de Imunização. De acordo com o Governo do Estado a prioridade dessa remessa de primeira dose é ampliar a vacinação de idosos.

A nova etapa de vacinação será definida com as equipes do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde e deve ser divulgada ainda na sexta-feira (26).

Conforme a chefe do setor, Leila Hofmann, os quantitativos de imunizante que Erechim recebeu até o momento, desde o início da campanha de vacinação em 19 de janeiro, são poucos considerando o público a ser vacinado.

“Nossa cidade tem mais de 100 mil habitantes. Até agora vacinamos 4,3 mil pessoas, o que é positivo, pois a chegada da vacina representa esperança. Porém ainda há um longo caminho a percorrer até que consigamos imunizar a nossa população. Por isso reforço que, independente da vacina, que as pessoas sigam tomando todos os cuidados sanitários como o uso correto de máscara, higienização das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social”, declara Leila.

Esquema vacinal

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.
Outras informações

Erechim tem mais de 100 mil habitantes, e, em relação ao quantitativo, a cidade recebeu até agora, somando o lote recebido hoje, somente 6.204 doses (para a primeira e segunda aplicação), sendo que até o momento foram vacinadas 4.304 pessoas do grupo prioritário de profissionais da saúde e idosos acima de 85 anos.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS