Erechim realiza ação integrada de combate à dengue

Nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Erechim, realizou uma ação integrada com a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e Ministério da Saúde com objetivo de auxiliar no controle da epidemia de dengue no município.

A ação foi acordada com o Estado que cedeu o Ultra Volume Baixo (UBV) acoplado em veículo, que chegou em Erechim na tarde de hoje, vindo de Frederico Westphalen. Para melhor entendimento, vale destacar que esse trabalho também é conhecido como “fumacê”, que elimina os mosquitos do Aedes aegypti na fase adulta através de inseticida.

As aplicações aconteceram no bairro São Cristovão que foi o ponto zero do mosquito. O equipamento, conforme os promotores da ação conjunta, é eficiente no momento de epidemia de casos de dengue e as normas técnicas de seu uso, são seguidas de acordo com as condições climáticas e os horários adequados na eficácia do procedimento.

Para essa ação foi mobilizada toda a equipe da Vigilância Ambiental incluindo agentes de combate à endemia e agentes de saúde, que passaram em todo bairro São Cristóvão orientando os moradores sobre a ação.

Conforme o chefe da Vigilância Ambiental Everton Pujol Guterres esse trabalho é resultado de um esforço coletivo. “Montamos uma força tarefa, todos os agentes receberam capacitação, e orientaram as famílias daquele local. Houve também carros de som explicando todos os procedimentos. Importante salientar que a dengue é uma doença que pode matar e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor é de todos”, destaca Everton.

Já a coordenadora da Vigilância Ambiental da 11ª CRS, Maria Helena Dalmazzo ressaltou que esse não é um procedimento de rotina. “O que vai realmente nos garantir a redução dos casos de dengue no município é a eliminação de água parada. Não adianta só aplicar o veneno se as pessoas não cuidarem e os mosquitos continuarem nascendo”, frisa a coordenadora.

Atualmente Erechim registra 121 notificações. Foram confirmados até o momento 50 casos positivos de dengue autóctones (o mosquito está no território de Erechim), 10 casos foram descartados e 61 estão em investigação.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS