Erechim realiza 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
Evento reuniu autoridades, lideranças e comunidade para fortalecer a igualdade de gênero e os direitos das mulheres.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, Erechim promoveu, na noite desta quarta-feira (23), a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da comunidade no Espaço Cooperar Sicredi, em um momento de escuta ativa, diálogo e construção coletiva em prol da equidade de gênero.
Estiveram presentes na Conferência o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, a secretária de Administração, Aline da Costa; a vereadora Sandra Picoli, representando a Câmara de Vereadores; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Joana Mattia, e a presidente do COMDIM, Márcia Bairros de Castro.
Organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), a Conferência teve como objetivo debater os avanços e desafios das políticas públicas voltadas às mulheres, além de definir novas diretrizes e ações para o município.
Durante a abertura, o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, destacou o papel fundamental da Conferência como espaço de protagonismo feminino. “A Conferência é um espaço democrático e necessário para que as mulheres sejam protagonistas na construção das políticas públicas. Como poder público, temos o dever de ouvir, acolher e transformar essas demandas em ações efetivas.”
A secretária de Administração, Aline da Costa, reforçou o compromisso da gestão com a pauta de igualdade. “A luta por igualdade de oportunidades e respeito passa por ações concretas como esta. O debate que realizamos aqui hoje se reflete diretamente na qualidade de vida das mulheres da nossa cidade.”
Já a vereadora Sandra Picoli, representando a Câmara de Vereadores, ressaltou a importância do engajamento coletivo para o fortalecimento das políticas públicas.”É na união entre sociedade civil e poder público que conseguimos avanços reais. A participação das mulheres neste processo é fundamental para garantir mais justiça social, igualdade e inclusão.”
A programação da conferência foi marcada por momentos de reflexão, escuta qualificada e proposição. A abertura oficial ocorreu às 19h.
Às 19h20, a advogada Luísa Fernanda dos Santos conduziu a palestra magna, abordando o tema central da conferência. Em sua fala, ela reforçou a necessidade de políticas públicas com recorte de gênero e afirmou: “A democracia plena só se constrói com a participação ativa das mulheres em todos os espaços de decisão.”
Na sequência, às 20h, os participantes se dividiram em grupos para os debates dos eixos temáticos, conforme orientações do Ministério das Mulheres. Neste momento, foram levantadas propostas e sugestões concretas para aprimorar e ampliar as ações do município na área.
Às 21h, ocorreu a eleição das delegadas que representarão Erechim na etapa estadual da conferência. São elas: Luísa Fernanda dos Santos, Eliana de Souza, Jordana dos Santos Pires, Aline da Costa e Gisele Bittencourt, além de Márcia Bairros e Joana Mattia, que são delegadas natas.
O encerramento aconteceu por volta das 22h, com a apresentação dos encaminhamentos e agradecimentos às participantes.
Por Comunicação PME