Erechim prepara-se para implantar sistema inovador na coleta de lixo

Os erechinenses são conhecedores de como é realizada a coleta de lixo atualmente no município, de porta em porta, onde o gari passa e recolhe na lixeira ou, em frente as residências. “Um serviço de qualidade, não é à toa que está refletido no prêmio de sustentabilidade que o município ganhou. Oferecido seis dias por semana, uma coleta seletiva bem implantada. Mas, estamos sempre em busca de melhorias. O processo de contêineres é o que tem de mais moderno a nível mundial, mas é um serviço caro, milhões precisam ser investidos, pois é um formato completamente diferente”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira, em entrevista à Rádio Cultura e Jornal Boa Vista.

Nesse sentido, o que permite o município realizar essas melhorias é a concessão dos serviços. “Tais melhorias serão possíveis por meio de Parceria Público-Privada (PPP) da área de resíduos para o serviço de coleta e avanços que a gente propôs no projeto de governo”, disse Moreira.

Nesta sexta-feira (11), será publicado o edital e posteriormente haverá a construção do projeto com a participação da comunidade. “O edital será lançado e temos o prazo de 90 dias para escolher o projeto. As empresas especializadas na área apresentarão os projetos e assim que escolhido, vamos para a fase de licitação e execução. A conteinerização será superficial e automatizada, basicamente quem faz a coleta é o motorista e o braço hidráulico que levanta o container e bascula para o caminhão”, explicou.

Posteriormente, a implantação será repassada para a comunidade. Conforme o secretário, estima-se que no segundo semestre de 2023, o serviço poderá ser implantado.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS