Erechim poderá ter Ambulatório Veterinário Municipal

A Câmara de vereadores de Erechim aprecia na tarde desta segunda-feira, 25, o pedido do vereador Romildo Protetor que solicita ao Executivo a criação do ambulatório veterinário municipal.

De acordo com o pedido de Romildo, a instalação de um Ambulatório Veterinário Municipal se baseia em uma estratégia que visa compreender e resolver os problemas contemporâneos de saúde criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito conhecido como “Saúde Única”. Esta abordagem vem incentivar a atuação conjunta para atingir saúde ótima para as pessoas, animais e do ambiente.

De acordo com o vereador, no Ambulatório Veterinário Municipal seriam realizados atendimentos clínicos. Os procedimentos realizados no local estariam classificados como de baixa complexidade, sendo vedada a realização de anestesia geral e/ou de procedimentos cirúrgicos e internações. “Ter um ambulatório para oferecer um atendimento clínico a animais domésticos de forma gratuita, tais como exames para verificação de sintomas, temperatura e auscultação, é um dos primeiros passos para auxiliar tanto os tutores como as ONGs e os protetores independentes”, ressalta Romildo Protetor.

O parlamentar explica também que seria interessante formar uma parceria com as Universidades, em períodos letivos, algumas vezes por semana os médicos veterinários residentes do curso de Medicina Veterinária poderiam realizar atendimentos previamente agendados, proporcionando aos tutores mais uma possibilidade para seguir com o tratamento dos seus animais, com um custo muito mais acessível e viável a toda população.

A proposta protocolada na Câmara de Vereadores depende da execução do poder Executivo que poderá optar por colocar a medida em prática ou não.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS