Erechim oferece novos serviços e amplia já existentes em prol dos animais

Hoje, ocorreu a apresentação da Diretoria de Bem-Estar Animal

Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, um importante evento foi realizado no salão nobre da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente. No local, ocorreu a apresentação da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA).

A DBEA “é um compromisso do governo Polis e Flavio. Com a entrada desse coletivo no governo, entendemos que era preciso aperfeiçoar tudo o que diz respeito aos animais domésticos. Em janeiro deste ano com a reforma administrativa, criamos uma diretoria específica, pois os serviços estavam dispersos. Hoje, tudo está concentrado no Meio Ambiente e estamos ampliando fortemente os serviços oferecidos a comunidade. Afinal, os pets fazem parte das famílias erechinenses”, enalteceu o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira.

Ele ainda comentou, “atualmente o município conta com cinco grandes pilares que tratam da causa animal. Um deles é a Unidade de Referência Animal (URA), fiscalização contra maus tratos, banco de ração, controle populacional e centro municipal de acolhimento de Cães. Todos esses serviços além de concentrados, foram ampliados”.

Saiba mais sobre cada serviço:

Unidade de Referência Animal (URA)

Serviço de suporte aos animais em vulnerabilidade social. Controla os serviços de castração e mantém atualizados os dados referentes a população animal do município, servindo de fonte de informação para assuntos relacionados aos animais de Erechim.

Fiscalização contra maus tratos aos animais

Todo animal deve estar contemplado com as “cinco liberdades: Livre de fome e sede; Livre de desconforto; Livre de dor, ferimentos e doenças; Livre para expressar seu comportamento natural; Livre de medo e angústia. Qualquer pessoa, seja tutor ou não, ao privar o animal de alguma dessas liberdades, pode estar incorrendo em crime de maus tratos aos animais, que conforme legislação municipal e federal acarreta punições que vão desde multas a detenção em regime fechado.

Banco de Ração e Utensílios para Animais

Serviço responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios e utensílios destinados a animais. Os alimentos são recebidos através de doações e parcerias público-privadas. Tem por objetivo agregar qualidade de vida aos animais mais vulneráveis, suprindo a necessidade básica de alimentação. Os alimentos e utensílios recebidos são destinados aos animais abandonados; animais comunitários; à população que comprove vulnerabilidade social; ONG’s ligadas a causa animal e protetores independentes.

Controle Populacional de Cães e Gatos

Serviço de identificação e esterilização cirúrgica de caninos e felinos, visando a redução da população destas espécies, diminuindo os animais errantes e abandonados, além de auxiliar no controle das doenças transmitidas pelos animais aos humanos (zoonoses). Os animais castrados recebem um microchip eletrônico de identificação, que permite localizar o tutor cadastrado em casos de fuga ou abandono do animal.

Centro Municipal de Acolhimento de Cães

Abriga e protege os cães resgatados pelo município após terem sofrido traumas de natureza física e psicológica. No abrigo, os cães recebem atendimento veterinário, alimentação adequada e conforto. Somente são abrigados cães em estado de extrema vulnerabilidade que não possuam tutor reconhecido. O bom funcionamento do Centro de Acolhimento depende das adoções realizadas, salientando que é uma casa de passagem para estes animais, até encontrarem um lar adotivo.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS